[ANSOL-geral] [Fwd: [ffii] Unanimous Bundestag (German Parliament) vote against software patents]

Rui Miguel Seabra rms 1407.org
Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2005 - 10:16:46 WET

On Mon, 2005-02-21 at 09:45 +0000, Carlos Patrão wrote:
>Agora já não interessa nada virar o PSD e o PP(?),  o jogo está nas mãos
>do PS.

Interessa virar sim, senão daqui por 4 anos (se as coisas correrem mal
para os restantes partidos) podem ser desfeitos muitos esforços:

  as patentes de software estão agora numa fase em que ou passa para 2a
  leitura e se resolvem rápido, ou reiniciam e provavelmente o próximo
  governo irá apanhar a fase no Conselho da UE

>No debate da APDSI, o Mariano Gago, disse-me que era contra as patentes
>de software, à que aproveitar esta abertura no partido que vai governar
>com maioria absoluta nos próximos 4 anos.

A Arlene McCarthy também é contra patentes de software! :)
Isto quer dizer que há que ter muito cuidado com a linguagem professada,
e mais cuidado ainda com a linguagem escrita. A maior parte dos
promotores da directiva de patentes de software nos formatos em que as
permitia, alegava ser contra patentes de software.

Uns anos atrás, num debate no IST, o Mariano Gago disse-me que não eram
patentes de software que a directiva permitia, mas apenas patentes sobre
programas que necessitavam de computadores.

Isto quer dizer que apenas o software que eu correr em dry-run numa
folha de papel não será patenteável segundo estas palavras?

Pode ser apenas uma confusão sua da altura (muitos foram enganados com
argumentação deste género por não ddedicarem algum tempo a pensar na
frase e apenas confiarem nas declarações dos seus contactos), mas também
pode não ser.

Acho que necessitamos de um apoio explícito, e sugiro que se escreva uma
carta a entregar aos ministérios que podem intervir no tema, no dia
imediatamente seguinte à tomada de posse

http://www.ansol.org/ansolwiki/PatentesdeSoftware/Cartas/Tmp

Vamos trabalhar numa carta aqui? Convinha que esta carta fosse subscrita
também por outras entidades (ASSOFT, ANETIE, etc...), cidadãos e
empresas interessadas.

Mais logo preparo algum conteúdo inicial, a menos que alguém me
ultrapasse :)

Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

Please AVOID sending me WORD, EXCEL or POWERPOINT attachments.