[ANSOL-geral] Reverter o voto de Portugal no Conselho (2)

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt
Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2004 - 19:33:26 WEST

Meus caros:

Li as transcrições do debate parlamentar a propósito do projecto de
resolução nº 254/IX apresentado pelo PCP. Fiquei a conhecer os
argumentos do PPD e do PP, para estarem tão a favor das patentes de
software. Enfim, o grande "argumento" deles é a distinção entre software
que interage com outras máquinas e o que interage apenas com o
utilizador do computador, o que significa, segundo esta lógica, que mais
ninguém poderá desenvolver um driver para impressora, por exemplo, sem
ter de pagar uma taxa ou pedir licença para tal. Trata-se de uma
aberração.

Como é que se desmonta este tipo de pensamento ? Sinceramente não sei
como é que se consegue superar a ignorância patenteada pelos deputados
da maioria parlamentar que apoia o governo, sem recomendar aos Srs.
deputados Luís Campos Ferreira, Miguel Paiva e Gonçalo Capitão que
estudem a matéria.

Penso que seria bom explicar, talvez no site da ANSOL que software é
sempre software, ou seja, é a codificação de uma ideia (no fundo é uma
ideia), independentemente do tipo de computador onde essa codificação é
executada, seja um vulgar computador pessoal, um servidor, uma
impressora, o computador de bordo do automóvel, um controlador
industrial, ou daqui a uns anos em cérebros, etc .

Tem que se explicar a estes senhores que não é muito ético patentear
ideias, as patentes foram criadas para objectos e não para ideias, estas
devem ser livres e não pagar taxas a ninguém.

Abraços.