[ANSOL-geral] [Fwd: Council decision reversable]

João Miguel Neves joao silvaneves.org
Terça-Feira, 25 de Maio de 2004 - 11:40:30 WEST

A Ter, 2004-05-25 às 10:29, Carlos Patrão escreveu:
> Qual é o "timing" para influenciar a posição do governo ?
>
> Quando é que o governo tem que tomar uma posição na comissão europeia ?

Os primeiros ministros devem tomar a decisão a 17 e 18 de Junho numa
reunião do Conselho de Ministros da União Europeia.

Isto não tem nada a ver com a comissão. A União Europeia tem 3 orgãos:

Comissão Europeia - tem, supostamente, como responsabilidade o
cumprimento de tratados internacionais e os seus elementos são nomeados
pelos governos nacionais.

Parlamento Europeu - um dos orgãos legislativos, os seus membros são
eleitos directamente.

Conselho de Ministros da União Europeia - o outro orgão legislativo, os
seus membros são os membros dos governos nacionais.

Uma directiva passa se houver acordo entre estes dois últimos.