[ANSOL-geral] uniao europeia, patentes sw, ogm

Daniel Carvalho danielpc fastmail.fm

André Esteves wrote:

>Uma vergonha... É o que dá termos um corpo colegial, escolhido por
>oligarquias... E com os recentes avanços de determinados lobbies religiosos,
>eu temo pelo pior...
>
>Fora da questão das patentes, têm aparecido este comportamento no parlamento
>europeu?

Parece que nesta situação quem está a ter um comportamento reprovavel
não é o Parlamento Europeu mas o Conselho de Ministros.

Essas instituições supra-nacionais como a U.E. podem ser um perigo para
a democracia porque estão longe do escrutinio público. Elas tém
tendencia para favorecer certos grupos economicos em detrimento do
interesse geral.

Depois, os nossos politicos (que são cúmplices) usam-nas como desculpa
para passarem projectos que de outra maneira não seriam aceites nos seus
paises.

Conheço outra situação bem actual, em que as instituições europeias tém
sido acusadas de falta de democracia. É sobre o "fim da moratória à
introdução de organismos geneticamente modificados (OGM) na União
Europeia". Teme-se que a decisão final sobre esta matéria seja tomada
pela Comissão Europeia, que quer satisfazer as exigências das
multinacionais do sector e do governo dos EUA.

Acho que existem muitos paralelismos entre as patentes de software e a
questão dos ogm.

O seguinte artigo fala um pouco sobre isso:
http://jornal.publico.pt/2003/12/09/Sociedade/S05.html

daniel