[ANSOL-geral] Utilizar ou não Software deCódigo Aberto em Escolas Superiores deTecnologia?

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt
Terça-Feira, 23 de Março de 2004 - 13:03:17 WET

Bom dia,

Não lhe posso responder em nome da ANSOL, porque apesar de membro atento
deste forum e de entusiasta do software livre, não sou membro da ANSOL.

Vou portanto dar a minha opinião pessoal sobre as questões estratégicas
que está a colocar nesta lista de email e sujeitá-la à sua apreciação e
à de todos membros deste forum.

> 1. Deve a direcção de uma Escola Superior de Tecnologia recomendar a adopção
> e/ou o desenvolvimento de software de código aberto para a implementação da
> sua infraestrutura informática?

Re: Sim, se tiver recursos humanos para o fazer e se o desenvolvimento
de software estiver dentro dos seus objectivos pedagógicos e de
investigação cientifica.

Penso que fará sentido uma EST desenvolver parte das suas soluções
informáticas para maximizar os investimentos feitos em conhecimento
sobre desenvolvimento de software e para poder demonstrar casos práticos
de tecnologias desenvolvidas ou estudadas no âmbito das suas actividades
cientifico/pedagógicas.

Na fase embrionária em que se encontra o pais, no que diz respeito à
ligação entre o ensino superior (ES) e a sociedade (empresas, institutos
públicos, estado, escolas, etc), muito se terá que fazer ao nivel do ES
para dinamizar a sociedade do conhecimento, parece-me que é o ES o
agente mais vocacionado para assumir a vanguarda da modernização do
país, especialmente na área das TI's.

O software livre será uma excelente oportunidade para o ES cumprir o seu
designio, por várias rasões, especialmente as seguintes:

- É a forma mais barata de aquisição de conhecimento na área das TI's;
- Garante uma maior difusão do conhecimento para a comunidade
tecnológica e a sociedade em geral;
- Garante uma maior independência do país na área das TI's, invertendo o
seu papel de  consumidor de tecnologias para produtor;
- O software produzido sob licenciamento GPL/LGPL, normalmente é mais
bem desenhado, e de uma forma geral melhor que o software comercial com
código fechado;
- Moralmente será positivo para a sociedade o incentivo de formas de
partilha do conhecimento, transmitindo valores que contrariem a
mercantilização do conhecimento.

> 2. Deve a direcção de uma Escola Superior de Tecnologia promover activamente a
> adopção de aplicações e infraestruturas de código aberto no ensino e na
> investigação?

Sim, pelos seguintes motivos:

- Por o software ter mais qualidade;
- Por ser mais fácil de manter com recursos próprios, que uma escola
terá sempre que possuir por razões cientifico/pedagógicas;
- Para garantir a independência relativamente aos monopólios que existem
na área das TI's;
- Por motivos pedagógicos;
- Por imperativos de ordem moral, não fará muito sentido uma EST
incentivar o uso de software livre por parte dos seus investigadores,
pedagogos e alunos e depois possuir uma infraestruturas de código
fechado no ensino e na investigação;
- Por rasões de segurança;
- Por ser mais fácil de partilhar conhecimento com a comunidade
cientifica mundial;
- Por ser mais fácil transmitir conhecimento no âmbito da cooperação com
paises em vias de desenvolvimento.

> 3. Deve a direcção de uma Escola Superior de Tecnologia promover activamente a
> adopção de aplicações de utilização individual e sistemas de informação
> baseados em software de código aberto na gestão e administração da instituição?

Sim, porque:

- O software tem mais qualdidade;
- Os custos de manutenção são menores;
- Garante maior independência relativamente a fornecedores de serviços
de desenvolvimento de software;
- Os custos com aquisição de licenças de software, nomeadamente sistemas
operativos é substancialmente mais baixo.