[ANSOL-geral] Estado da Associação

Ruben Leote Mendes ruben nocturno.org
Domingo, 6 de Junho de 2004 - 16:00:03 WEST

Olá,

On Sun, Jun 06, 2004 at 04:06:25AM +0100, João Miguel Neves wrote:

> Infelizmente, e contra a minha vontade, não é possível redireccionar o
> contacto  ansol.org para uma lista como a ansol-geral por uma única
> razão: SPAM. Desde 1 de Janeiro este e-mail recebeu 244 mensagens de
> SPAM, tal como identificado pelo filtro que uso em casa. Isto é o que
> passou pelo spamassassin que está na máquina da ANSOL.

Na minha opinião existe uma razão mais forte que o spam para o endereço
contacto  ansol.org não ser redireccionado para a lista "ansol-geral",
que se prende com o facto de as mensagens enviadas para lá serem
automaticamente tornadas públicas e arquivadas na web. Não acho muito
correcto tornar públicas as mensagens e os endereços de email das
pessoas que nos contactam, sem a sua autorização. Para isso seria necessário
colocar um aviso em letras bem gordas na página web e em todos os panfletos
em que esse endereço é mencionado a avisar que todas as mensagens para lá
enviadas seriam automaticamente tornadas públicas.

Penso que uma melhor escolha será o redireccionamento para a lista
ansol-socios, cujos arquivos são privados e apenas os sócios da ANSOL
podem aceder. Mesmo neste caso penso que seria de bom tom fazer um
aviso na página.

> Enquanto não se resolve o problema do SPAM, há informações que vão
> continuar a depender da direcção para chegar à lista. Gostava de
> opiniões sobre a possibilidade de gerir o endereço de contacto  ansol.org
> de forma diferente que 1) eliminasse o spam e 2) não dependesse da
> direcção.

O problema do spam não é tão grave como dizes. As 244 mensagens que falas
devem ser a maior parte recebidas em joao.neves  ansol.org e não através
do contacto  ansol.org. Isto porque contacto  ansol.org está neste momento
a ser redireccionado para as listas da Direcção, Mesa da Assembleia e
Conselho Fiscal. As mensagens ao chegarem ao servidor são classificadas
pelo Spamassassin. As que têm uma pontuação elevada de spam (9 se não
estou em erro) são recusadas em "smtp-time" pelo que não chegam sequer
a ser recebidas. As que têm pontuações inferiores a este valor passam
e são entregues ao mailman para distribuição. A lista de distriuição
da Direcção está configurada para enviar para moderação automática
todas as mensagens que tenham uma pontuaçõ de spam igual ou superior
a 1. Isto faz com que apenas muito poucas mensagens de spam sejam
enviadas para a Direcção. Devem ter sido uma meia dúzia e nunca 244
como dizes. É claro que este método tem o inconveniente de ter de
haver um ou mais moderadores que vão apagando os spams que entram para
moderação e que aprovem as mensagens legítimas que obtiveram uma
pontuação superior a 1.

Neste momento a ansol-socios só aceita mensagens de pessoas inscritas
na lista. Pode-se alterar isso para aceitar mensagens de todos e
configurar um sistema igual ao da lista da Direcção.

> Entrando na parte política (para além do parágrafo anterior), o plano
> para 2004 inclui a adopção de uma regra que espero passar para os
> estatutos na próxima mudança (que espero que não seja tão cedo): "A
> ANSOL não toma posições políticas ou religiosas".

Embora perceba o que se pretende, penso que não está muito explícito.
Isto porque a ANSOL toma posições políticas. As posições sobre a
utilização de software livre na administração pública, sobre as patentes e
sobre a EUCD são posições políticas. O que a ANSOL não faz é ter afinidades
com qualquer partido político ou qualquer ideologia política. A nossa
política é o software livre e só sobre ele tomamos posições.

Um abraço,
--
Rúben Leote Mendes - ruben  nocturno.org