[ANSOL-geral] Oportunidades de negócio com Software Livre?

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt
Segunda-Feira, 26 de Janeiro de 2004 - 14:10:37 WET

Lopo de Almeida wrote:

> Viva,

> Ainda bem que há perspectivas diferentes :-))

> E isso é que é mau. Como se vê e bem exemplificas.

Re: Eu não diria que é mau ou bom, diria antes que é a realidade, e que
para o caso especifico que estamos a analisar é determinante para
defenir uma estratégia para aumentar a difusão do software livre na
sociedade portuguesa.

> Marginalisado, não. Nem foi isso que eu disse. O que eu disse, e peço
> desculpa se me expressei mal, é que para podermos concorrer nesse mercado
> seria bom haver mais união ;-)

Re: Na minha opinião deve haver duas estratégias, uma de lóbi sobre
partidos politicos, decisores da administração pública e órgãos do
estado em geral, para os sensiblizar das enormes vantagens para o estado
Português e Portugal da adopção de soluções informáticas com componentes
de software livre. Esta acção de lóbi permanente é fundamental para se
obter um quadro normativo mais favorável, por exemplo: Legislação que
obrigue os prestadores de serviços públicos a publicarem informação aos
utentes em formatos de documentos mais abertos e standartizados como o
HTML, PDF e RTF em vez dos DOC's que circulam por todo o lado.

Quanto às empresas que vendem soluções para o sector público, elas por
arrasto, tendem a adptar-se ao gosto do cliente, e como nós bem sabemos
o cliente è que manda :-)

> Concordo completamente.

> (...)

> Mas as empresas também têm de ter uma estratégia de mercado.

Re: As que forem capazes e quiserem ir por ai, mas isso depende de cada
empresa. Umas apostam claramente nesse mercado e tiram disso proveito,
outras mais desatentas deixam-se ultrapassar, chama-se a isto leis do
mercado.

> Ora, aqui está uma acção excelente de Marketing para o Software Livre como
> negócio.
> Para criar tal lista basta ir ao Wiki da ANSOL e começar.
>
> Podes começar tu a colocar lá os Casos de Sucesso de que tens conhecimento e
> também os outros que souberem de mais podem sempre ir adicionando.  ;-)

Re: Ok, posso fazer essa lista.

Eu preferia enviar uma lista, em vez de editar o Wiki até porque não sou
membro da ANSOL.

Penso também que esta lista deveria estar no site da ANSOL com destaque
e não apenas dentro do Wiki.

Cumps.