[ANSOL-geral] Oportunidades de negócio com Software Livre?

Lopo de Almeida lopo.almeida sitaar.com
Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2004 - 17:35:33 WET

Viva,

> Viva,

> Só para dar uma ideia totalmente diferente da que está a ser veiculada
> pelo Lopo de Almeida :-)

Ainda bem que há perspectivas diferentes :-))

> O estado é o grande motor da económia portuguesa (cerca de 50% do PIB),
> veja-se o que aconteceu nesta crise, o estado corta no investimento e os
> privados (fundamentalmente os grandes grupos económicos) fazem
> exactamente o mesmo, porque estão bastante dependentes dos contratos com
> o estado. Todos dizem mal do estado, mas todos vivem à conta dele.

E isso é que é mau. Como se vê e bem exemplificas.

> Tudo isto para dizer que o sector público é por execelência o mercado
> dos mercados em Portugal e como tal não pode ser nunca marginalisado
> enquanto tal.

Marginalisado, não. Nem foi isso que eu disse. O que eu disse, e peço
desculpa se me expressei mal, é que para podermos concorrer nesse mercado
seria bom haver mais união ;-)

> Não é fácil vender ao estado, é verdade, mas também não é fácil vender
> aos grandes grupos económicos, às vezes há mais "politiquice" nestes que
> no estado :-) e quanto a maus pagadores, acreditem que existem empresas
> privadas (nomeadamente nos grandes grupos económicos) muito piores que o
> estado.

Concordo completamente.

> Só para dar uma ideia um pouco mais optimista do sector público, do
> ponto de vista do software livre, posso contar a experiência da
> Moredata, onde o sector público tem um peso elevado na carteira de
> clientes. Dentro do sector público temos clientes nos seguintes
> ministérios:

(...)

> Conclusão:

> Não pode existir uma estratégia de software livre para Portugal, sem
> sector público e este tem que ser encarado como preponderante
> relativamente a todos os outros até porque é o nosso dinheirinho que
> "arde".

Mas as empresas também têm de ter uma estratégia de mercado.

> Como sugestão, acho que no site da ANSOL deveria de existir na página
> principal um link para projectos de sucesso com software livre para
> mostrar que existem já muitas soluções informáticas em Portugal que o
> utilizam.

Ora, aqui está uma acção excelente de Marketing para o Software Livre como
negócio.
Para criar tal lista basta ir ao Wiki da ANSOL e começar.

Podes começar tu a colocar lá os Casos de Sucesso de que tens conhecimento e
também os outros que souberem de mais podem sempre ir adicionando.  ;-)

1,

Lopo

--------------------------------
   Em relação ao "nós" ;-)
--------------------------------

Para não ficarem nenhumas dúvidas, se é que as havia, as minhas opiniões são
minhas, sempre foram e por isso as assino. Não sou da Direcção da ANSOL e as
mesmas não expressam a opinião oficial da ANSOL. Quando digo "nós" pretendo
expressar o universo mais lato dos que estão de uma forma ou outra
relacionados com a comercialização e/ou produção de Software Livre. No mail
em causa eu ainda me referia ao universo mais lato de "nós", os portugueses
;-)

Assim está bom, Rui :-D

1,

Lopo