[ANSOL-geral] Oportunidades de negócio com Software Livre?

Lopo de Almeida lopo.almeida sitaar.com
Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2004 - 17:02:00 WET

Só para dizer que daí (das escolas e do Estado) não vem grande negócio para
as empresas.
Quem como eu tem feito contactos com diversos centros de formação de
professores sabe qual é a dificuldade em promover sequer os cursos de Linux
(como empresa) quanto mais outro tipo de negócios.

Claro que se fôr uma Associação sem Fins Lucrativos e sem necessidade de
ganhar dinheiro a conversa é completamente outra. É difícil mas não tanto.

E quando ao resto da Administração Pública, todos os PME sabem como são os
critérios exclusivistas para o fornecimento. E o mau pagamento,
especialmente das Autarquias.

Ora, como a maior parte das empresas que se dedicam ao SL são PME e com uma
grande aversidade a fazerem qualquer tipo de Joint-Ventures com o objectivo
de poderem competir com as grandes (que não se importam nada de fazer JV)
acho complicado "atacar" certos mercados Estadistas.

Bom, bom, é deixarmos de vez de pensar no Estado como um cliente "guloso"
(no sentido de apetitoso) e começarmos a debruçarmo-nos sobre os outros
potenciais clientes. E não esquecer nem perder de vista que sem Marketing
não à negócios.

1[],

Lopo