[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Lincen ças desoftware

Luciano Miguel Ferreira Rocha strange arroba nsk.no-ip.org
Sun Jun 22 17:42:01 2003

On Fri, Jun 20, 2003 at 04:42:36PM +0100, l11458 arroba alunos.uevora.pt wrote:

> Viva!
>
> Sou um aluno de Eng. Informatica da Univ. de Evora e estou a realizar uma
> pequena apresentaçao sobre licenças de software e fiquei com algumas duvidas em
> relaçao 'a GPL, mais propriamente em relaçao ao copyleft.
> Se bem entendi, qualquer programa que use ou que se ligue a um programa
> sujeito 'a GPL, tambem tem de ser libertado sobre GPL.
> Entao qualquer programa feito em C e compilado com o gcc tem de ser libertado
> sobre GPL? E no caso de se usar um compilador comercial ja' nao e' necessario
> libertar sobre GPL?
Trata-se de "usos" diferentes. Usar o gcc como programa individual, na sua
tarefa de compilacao, nao influencia a licenca do codigo gerado.

Normalmente, o input e output de um programa e' (c) apenas e so' do Autor dos
dados, nao do proprio programa. (Ex: uma imagem criada por ti no Gimp e'
(c) l11458, licenca q quiseres, enquanto que um programa que use partes
do gimp para implementar uma biblioteca grafica, e' (c) Autores Gimp, .., tu
proprio, se for o caso, e obrigatoriamente GPL ou LGPL, conforme o caso.

Usar partes do codigo do gcc (ou a totalidade), ja' obriga a que a divulgacao
desse programa derivado seja sob a licenca GPL.

> Se usarmos outra linguagem tipo Python, em que a licença tambem e' livre,
> significa que qualquer que seja o software criado em Python e' sempre lvre?
Como no caso do Gimp, nao.

Cumps,
Luciano Rocha