[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Lincenças desoftware

Diogo Miguel Constantino dos Santos diogomcs arroba mail.pt
Sat Jun 21 12:47:02 2003

l11458 arroba alunos.uevora.pt wrote:

> Viva!
>
> Sou um aluno de Eng. Informatica da Univ. de Evora e estou a realizar uma
> pequena apresentaçao sobre licenças de software e fiquei com algumas duvidas em
> relaçao 'a GPL, mais propriamente em relaçao ao copyleft.
> Se bem entendi, qualquer programa que use ou que se ligue a um programa
> sujeito 'a GPL, tambem tem de ser libertado sobre GPL.
Não é bem assim, se estiveres a falar de modulos basta que o modulo seja
licenciado com uma licença compativél, se no entanto utilizares vários
ficheiros executaveis diferentes que comuniquem entre si por meios pipes
ou sockets, então podem tratar-se de programas diferentes e por isso não
tens que utilizar a GPL nos dois, podes escolher a licença no software
que seja da tua autoria.
Podes ler sobre isto em:
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#MereAggregation
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#GPLAndPlugins

> Entao qualquer programa feito em C e compilado com o gcc tem de ser libertado
> sobre GPL? E no caso de se usar um compilador comercial ja' nao e' necessario
> libertar sobre GPL?
> Se usarmos outra linguagem tipo Python, em que a licença tambem e' livre,
> significa que qualquer que seja o software criado em Python e' sempre lvre?

Isso que dizes é algo completamente impossivél nenhuma licença de
software permite impor-te uma licença sobre qualquer output que
obtenhas, a não ser que adiciones esse output a uma obra licenciada sob
uma licença com copyletf. Mas isto deve explicar-te melhor:
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#GPLOutput
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#IfInterpreterIsGPL

Resumindo tu é que escolhes a licença do software que crias (excepto se
o combinares com outro cuja autoria não seja tua).

Resumindo para duvidas sobre a GPL:
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html