[ANSOL-geral]OO.o vs StarOffice

HumanEasy humaneasy arroba sitaar.com
Wed Jul 23 22:29:02 2003

Viva,

Só vou comentar aqui uma pequenina parte... evitando <flames> quanto
possível :-)

"Na parte que nos toca (OOo), o acordo serviu para oficializar o apoio dado
pela UMIC à distribuição do mesmo nas escolas. Relembro, distribuir
oficialmente e por protocolo os dois pacotes de aplicações de escritório no
âmbito do e-U."

Bom! Na parte que me toca (e não sou OOo) não vejo de todo a necessidade de
um protocolo com a SUN. Já existem várias empresas ligadas ao GNU/Linux em
Portugal que até o poderiam fazer, se não individualmente, pelo menos em
consórcio.

E até era bom para "puxar" estas empresas e desenvolver o nosso empresariado
"livre".

<parentesis>
Isto já me faz lembrar a bendita proposta de inserção do GNU/Linux no
programa das escolas secundárias. Reza assim: "incluir o Linux Caixa
Mágica"... o que é no mínimo interessante, pois para mim é somente
substituir o monopólio "proprietário" da Microsoft pelo supostamente "livre"
da ADETTI/PT & Co. (não me posso esquecer de alguns avanços "proprietários"
que tenho visto últimamente da parte desta equipa, da existência da empresa
Árvore Binária e de ainda não ter percebido muito bem quem é o dono da dita
distro).

Note-se que não tenho nada contra o Paulo ou o Daniel, com quem até me dou
bem e a quem já tenho elogiado o trabalho efectuado; mas desde o celebérrimo
prémio Milénio/Sagres (<sarcasmo>que foi ganho pela vertente ecologista do
projecto</sarcasmo>) que ainda não percebi as nuances da propriedade
intelectual/comercial deste projecto.
</parentesis>

"(...) A Sun, neste protocolo foi o grande impulsionador, já que o
StarOffice será a aplicação principal (só a versão 6.0), não só pelo suporte
dado, (...)"

E, mais uma vez, não haveria empresas PORTUGUESAS que poderiam fornecer o
mesmo suporte mas para o NÃO-PROPRIETÁRIO OpenOffice? E provavelmente (para
não dizer de certeza) a preços muuuiiiiiiitoooo mais baixos do que a SUN?

"O StarOffice é sem dúvida a aplicação de produtividade para grandes
empresas que necessitam de suporte e de ajuda."

Se é assim que defendes o Software Livre estamos bem tramados. Não sei se
toda a gente dentro da equipa do OOo concordará com a tua opinião. Enfim,
sem mais comentários.

1,

Lopo