[ANSOL-geral]Transparência...

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Wed Jul 23 17:23:02 2003

Caro Paulo,

E só para terminar e porque gosto mesmo muito pouco que me piquem.

Vai lá lêr http://www.gildot.org/articles/01/03/06/1130212.shtml
Procura "O pinguim não é um passaporte para tudo"
Já é antigo mas muitas das questões continuam por responder...

Eu, como empresário, não tenho nada que falar dos meus projectos até porque
não são financiados nem colateralmente pelo Estado. Quando se usa nem que
seja um clip do Estado é importante que se seja transparente. Muito
transparente.

Se não tens nada a esconder esclarece claramente as pessoas e deixa de te
fazeres sempre de vitíma ou de atacares mesquinhamente os outros. Já naquela
época não esclareceste ninguém. Sempre que és interpelado não esclareces.
Gostaria sinceramente de ser um defensor do projecto e da transparência do
mesmo mas é impossível.

E por aqui fico e acho que tu também te retraias nos ataques pessoais... Eu
nunca ataquei a tua capacidade técnica ou empresarial. Tu acabas sempre por
atacar as pessoas que querem ser esclarecidas com questões pessoalizadas e
mesquinhas.

Porque queiras ou não estás ligado a uma INSTITUIÇÃO PÚBLICA, e nós nunca
percebemos bem se quando falas é a ADETTI ou O AUTOR ou A ÁRVORE BINÁRIA.

Na Eurotux - uma empresa que também tem professores universitários e uma boa
ligação à Universidade - nunca tivemos esta nebulosidade: sempre se percebeu
bem quem era quem ou o quê e quais as ligações. A isto chama-se
TRANSPARÊNCIA. E quando se fala de Software Livre temos de ter acima de tudo
um posicionamento institucional diferente; mais ético e mais transparente.

****************************

Já agora quero ainda esclarecer aqui uma outra coisa que já ouvi inúmeras
vezes e que é um erro crasso.

"A xxxxx é uma instituição sem fins lucrativos e por isso tem de se fazer
uma spin-off (vulgus empresa lucrativa) de determinado projecto que está a
dar lucros".

Nada mais falso. Uma empresa sem fins lucrativos é tão somente uma empresa
que não pode distribuir os lucros pelos sócios ou acionistas. Mas pode e
deve ter lucro, até para financiar os seus projectos. Existem até um sem
número de instituições que possuem ou são acionistas de empresas que lhes
dão lucro (ex: Fundação Gulbenkian) e que é usado para poderem financiar as
suas actividades não lucrativas.

Isto é muito mais grave quando se fala de Institutos e outras estruturas de
capitais públicos pois acabam por estar a usar o nosso dinheiro para
financiar por vezes até empresas que serão nossas concorrentes.

Cumprimentos,

Lopo