[ANSOL-geral]traducções

humanEasy - future internet technologies humaneasy arroba sitaar.com
Mon Feb 24 12:28:01 2003

Viva Manuel,

Eu que tenho estado envolvido na tradução para pt_PT de já mais de 30
projectos Open Source (aplicações web, na maioria) digo da minha
experiência, até de coordenar algumas equipas mistas de portugueses e
brasileiros que é melhor ter as duas.

No caso de só haver uma podes acreditar que será seguramente a Brasileira e
mesmo essa muitas vezes feita "com os pés" como se costuma dizer :-))

Assim, o que costumo fazer - e a maior parte dos lusos de cá - é agarrar na
versão pt_BR e fazer uma pt_PT como o Villate disse. Para o software
internet costuma ser mais pacífico pois um programa mesmo grande serão umas
mil linhas para traduzir. Mas num programa tipo OpenOffice (mau exemplo) a
maior parte das vezes temos mesmo de colocar no cliente a versão brasileira.
Não é igual mas come-se.

Vocês também falam Galego e lá têm de ter o Espanhol. Nós, pelo número que
somos, falamos Português mas lá teremos de ter o Brasileiro :-(

Para teres uma idea do rídiculo da questão:

Eu sou o responsável pela tradução pt_PT e pt_BR do programa Typo3 CMS.
Neste momento só tem pt_PT porque ainda não se criou a secção pt_BR (tive de
explicar com exemplos ao autor que era preciso porque não era a mesma
"lingua") e como o sistema é interactivo tenho de esperar que seja criada
:-)

Pedi voluntários para me ajudarem pois o trabalho era imenso e era preciso
(para mim) fazê-lo num mês. Pedi nas listas portuguesas e nas listas
brasileiras. Tenho dois colaboradores brasileiros e zero portugueses.

Como a língua É diferente lá tivemos de fazer um pequeno dicionário de
expressões que são diferentes para eles colocarem.
Depois teremos que fazer o reverso para termos o pt_BR.

Espero que te tenha dado uma ideia da problemática.

Um abraço,

8) Lopo