A porcaria das patentes era: [ANSOL-geral] Red Hat regista patentes de software...

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Mon May 27 13:33:01 2002

Viva pessoal,

Quando eu falo contra a RedHat, à priori, eu não tenho nada contra eles.
Nada aponta, à priori, para uma má intenção da administração da RedHat. Eu
próprio tenho uma empresa e não acho que os empresários sejam
intrinsecamente maus ;-)

Penso até que a RedHat o tenha feito para poder preservar algumas coisas
dentro das *infelizes* regras do jogo e para garantir que outros menos
empenhados no movimento o fizessem.

O que me preocupa mais é o facto do sistema de "take-over" nos EUA ser uma
realidade pubgente e que se corre realmente o risco de, subitamente, o
controle da empresa já não ser efectuado por gente ligada ao espírito
inicial mas sim a critérios meramente economicistas.

Quanto aos direitos das pessoas e das empresas à que não confundir
realmente. Quando se fala de corporações ou sociedades anónimas de um certa
dimensão já não existem verdadeiramente "Pessoas".

Vê a decisão da Deutch-T de despedir 20.000 até 2004. Esta é uma decisão
ditada pelos lucros e nem sequer pela sobrevivência estrita da empresa.
Nestas grandes empresas o mais importante é não descer a margem do lucro
para contentar os acionistas, é bom não esquecer.

Mesmo outras empresas que conheço melhor dentro desta área (SL) tem
problemas. Sei de algumas que têm sofrido grandes pressões por parte dos
acionistas de capital para que modifiquem a politica empresarial e voltem
aos lucros.

Penso que a RedHat não usaria essas patentes porque seria mau para a imagem
da empresa, mas é preciso não esquecer a realidade de que as *normais*
empresas que estão a aderir ao consumo de SL o fazem principalmente por ser
mais económico e de maior qualidade e não pelo facto de ser Livre ;-)

Se a RH - num futuro que esperemos longínquo - visse que o facto de usar as
suas patentes não lhe acarretasse problemas sérios e lhe permitisse esmagar
alguma concorrência não sei se não o faria... iria depender muito de que
tipo de pessoas controlasse a empresa nessa altura.

1,

Lopo