[ANSOL-geral]Red Hat regista patentes de software...]

Rui Miguel Silva Seabra rms arroba 1407.org
Sun May 26 14:22:01 2002

--=-3P/iJNjjjvQ9x7K0QRah

On Sun, 2002-05-26 at 13:36, Carlos Morgado wrote:

> A=ED discordo. Podes repetir toda esta
> hist=F3ria com a palavra copyright em vez de patente e n=E3o ia mudar
> muito. Com a agravante de em vez de seres abordado por advogados de
> patentes serias abordado pelo FBI depois de uma denuncia de espionagem
> industrial, sim porque obviamente *tu* n=E3o serias capaz de
> inventar a coisa que eles demoraram 5 anos a inventar. Obviamente, foste
> l=E1 roubar! Ou pior ... fizeste ... reverse engineering ! (m=FAsica dram=
=E1tica)
> A mesma hist=F3ria, as mesmas moscas, diferentes fungos.

Nao. Estas enganado, porque o Direito de Autor nao proibe parodias, nem
reformulacoes.

Deixa-me explicar-te a diferenca com uma analogia...

Boy meets girl.
They fall in love.
They break up for some reason.
They fall in love again, and live happily ever after.

As patentes de software, e' patentear este plot. Nunca mais pode existir
uma dessas comedias romanticas que andam por ai (hmm... good point ;))
sem cada pessoal que criar uma tenha hipotese de fugir a pagar X por
cada copia da SUA obra distribuida.

Com Direito de Autor, tens o As Good As It Gets, Kate & Leopold, You've
Got Mail, e trinta por uma linha.

Embora obedecam a mesma formula, o Direito de Autor protege cada uma
destas obras.

Note-se que o As Good As It Gets e das poucas que valem a pena :)

> Eu conhe=E7o todas estas fabulas de tr=E1s pr=E1 frente. Mas tamb=E9m sei=
 que
> abolir as patentes s=F3 vai piorar as coisas. Precisamos em vez disso de
> um esquema de patentes *bom* ao contr=E1rio da corruptela actual.=20

Primeiro, nao estamos a falar de abolir as patentes, mas de NAO CHEGAR A
TER PATENTES DE SOFTWARE, ok?
Segundo, quem e que define um esquema de patentes bom ao contrario da
corruptela actual?

Tu? Eu? Nao... nao ha. Mal por mal, prefiro o que existe na UE dede
1973.

Hugs, rms

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

--=-3P/iJNjjjvQ9x7K0QRah

--=-3P/iJNjjjvQ9x7K0QRah--