[ANSOL-geral]Red Hat regista patentes de software...]

Rui Miguel Silva Seabra rms arroba 1407.org
Sun May 26 11:19:02 2002

--=-kqgNajwcNMkwH/4lo7Jj

On Sun, 2002-05-26 at 03:46, Carlos Morgado wrote:
> E como eu j=E1 disse em v=E1rios sitios, dizer que o Ogg est=E1 livre de
> patentes t=E3o falso como dizer que o mpeg est=E1 livre de patentes.
> S=F3 depende do n=FAmero de patentes que ignoras como ridiculas.

Exacto. So que eles estiveram a analisar dentro do humanamente possivel
o USPTO. Acontece que e' impossivel ter 100% de certezas, quanto ao mp3,
ha 100% de certezas que estao a infringir patentes. O detentor da
patente sobre o mp3 e que nao e burrinho e percebeu que esta aberta uma
caixa de pandora, e que perseguir o pessoal do mp3 e meio caminho andado
para os afastar para outros formatos (como o ogg).

> De qualquer modo j=E1 foi bem estabelecido que
> tentar processar gente que n=E3o vende productos por
> patent infrindgement =E9 pura perda de tempo.

Claro que nao, em vez das actuais protec=E7=F5es de direito de autor,
seguran=E7a
legal e facil acessibilidade de mercado, espera-se o desenrolar gradual
de um contra-productivo regime de concentracao monopolista e censura
informatica, que levara a um menor investimento em investigacao e
desenvolvimento, e a uma enorme transfusao de sangue da industria de
software Europeia para o negocio do litigio de patentes, para beneficio
dos grandes detentores de patentes e companhias de extorsao de patentes,
particularmente localizadas nos EUA.

Nao e tanto perseguir um tipo, mas forca-lo a ceder gratuitamente, por
exemplo, a sua patente.

> mail anterior, jovem noruegu=EAs do decss. se bem te lembras anda
> a ser arrastado pelos tribunais por espionagem industrial.=20

Tretas. Foi por quebra do direito de autor que ele foi preso.
Se descobrires o segredo de uma empresa, azarito para a empresa.
Porque e que pensas que o pessoal quer o DMCA e a EUCD?

> A parte do conhecimento pr=E9vio =E9 muito complicada. Sabes que nos stat=
es os
> engenheiros *n=E3o podem* ler patentes sobre o campo em que trabalham. to=
rna
> algumas discuss=F5es sobre o Ogg engra=E7adas :)

Optimo, mais argumentos contra as patentes de software.

> Olha que acho q =E9 mais ao contr=E1rio. N=E3o precisas de fazer reverse
> engineering de coisas patenteadas. E se fizeres ningu=E9m te vem prender.

HUH? E completamente impossivel fazer isso!
Primeiro, o detentor da patente tem o direito a forcar-te a pagar X por
cada copia, no mundo do Software Livre como e que contabilizas isso?

Ok, sigamos o teu argumento...=20

* nao precisas fazer reverse engineering, entao o que? vais a patente e
pegas no exemplo? tens de pagar 1000000EUR por cada copia.

* ou entao, como esta patenteado por outros sem saberes, aquilo que
demoraste um ano a descobrir de repente tornou-se em algo que tens de
pagar 1000000EUR por cada copia.

Acorda, estas num mundo irreal e a dar argumentos de um mundo imaginario
e sem sentido.

> A patente do Ingo tem um diff contra o 2.4. implementa=E7=E3o implmenta=
=E7=E3o
> implementa=E7=E3o :)

Em que e que a patente dele e' excepcional? E num mundo altamente
optimizado como e' um kernel de um os, onde e que podes determinar o
limite do obvio (ie, outro gajo poderia chegar aquele pedaco de codigo
exacto sem sequer conhecer o projecto do Ingo)? Nao podes.

Pela tua logica, a roda e' patenteavel, em vez da roda xpto feita com o
minerio zbr e 98% redonda.

> =C9 isso que temos que combater.

Mas isso e' impossivel de combater. A unica maneira e nao existindo
sequer.

> O que s=F3 quer dizer que temos que arranjar mais Einsteins
> para trabalhar nos departamentos de patentes em vez de funcion=E1rios de
> pacotilha semi-analfabetos.

N=E3o existem quaisquer dados que fundamentem as patentes de software
promovem a inova=E7=E3o. Bem pelo
contr=E1rio, h=E1 estudos
econ=F3micos (Cerca de 21 estudos em
http://swpat.ffii.org/vreji/minra/sisku.en.html} que sugerem que as
patentes de software estagnam a inova=E7=E3o e reduzem a productividade.

Em termos puramente intr=EDsecos, o software =E9 um produto l=F3gico e de
desenvolvimento incremental, ou seja, um produto de software inovador
habitualmente representa algumas ideias novas em conjunto com centenas
ou mesmo milhares de ideias j=E1 existentes e aplicadas, algumas mesmo
aprendidas durante a educa=E7=E3o escolar. As patentes de software limitam =
inova=E7=E3o incremental, ao exigir o pagamento de licen=E7as pela
implementa=E7=E3o
de ideias protegidas por patentes

Como consequ=EAncia imediata, nigu=E9m pode estar absolutamente certo de qu=
n=E3o lhe ser=E1 exigida uma quantia significativa em troca de poder sequer
usar
uma ideia derivada, de forma completamente independente, do seu pr=F3prio
esfor=E7o de investiga=E7=E3o, reduzindo assim a investiga=E7=E3o independe=
nte,
onde frequentemente surgem inova=E7=F5es, no sentido mais puro da palavra.

> Referia-me a casos grandes, que involvam EULAs e shrinkwraps. Desses n=E3=
> me lembro de nenhum, tipo .. John Doe vs. Msft

A maioria sao resolvidos out of court com acordos do genero:
  tu, infractor pequenino, cedes-nos os direitos sobre xpto e nos
deixamos que tu te vas embora com uma multazinha piquinina.

> As patentes protegem propriedade intelectual sobre tecnologia. O Direito
> de Autor geral protege a propriedade intelectual geral. As patentes s=E3o=
 um
> caso particular do direito de autor com um conjunto de regras diferentes.

Nao nao sao. Por favor, ou paras de dizer esta mentira, ou fundamenta-a.

Nao sao caso paarticular nenhum do Direito de Autor, sao coisas
completamente diferentes.

> Aparentemente as mesmas de usarem uma stack licenciada sobre BSD e n=E3o
> cumprirem a licen=E7a. Ou tens alguma duvida que a stack do windows =E9
> derivada do bsd ?

Acho que desde esse caso que passaram a dizer que era baseada em xpto...

> Estou tamb=E9m a conjecturar que se houvessem patentes a cobrir
> partes chave da stack bsd seria muito mais f=E1cil atacar quem quebrasse =
> licen=E7a. =C9 uma quest=E3o de trabalhar dentro do sistema ou contra ou =
sistema.

tou? Acorda.. :)

Hugs, rms

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

--=-kqgNajwcNMkwH/4lo7Jj

--=-kqgNajwcNMkwH/4lo7Jj--