[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Entrevista para a revista Visão

João Mário Miranda jmiranda arroba explicacoes.com
Mon, 25 Mar 2002 18:21:19 +0000

Jose' Sebrosa wrote:

> A internet podia ser uma alternativa que permitia ao autor individual c=
oncorrer
> com a multinacional -- ou simplesmente ameacar isso para obter vantagen=
s ao
> negociar as condicoes em que a grande casa vai publicar a obra.  Podia,=
 mas
> para o ser falta-lhe uma coisa:  Um mecanismo eficaz de proteccao de co=
pia.  O
> autor que publica na internet nao tem hipotese de estipular limites `a =
forma
> [...]

O problema não é só os mecanismos de protecção da cópia. Penso até
que esse é o menor dos problemas e que é solúvel. Os problemas são
outros. Quando compras um livro numa livraria estás a comprar pelo
menos 3 coisas:

- conteúdo
- reputação
- formato

Um livro distribuido através da internet não consegue competir com
um distribuido através das livrarias a nível do formato e da
reputação.

A reputação é o elemento chave do problema. Um livro publicado em
papel ganha automáticamente a reputação média de "um livro publicado
em papel" que é muito mais elevada que a de um livro não publicado.
Se o teu livro for colocado numa posição de destaque então ele
ganha ainda mais reputação e passa a ter a reputação de "um livro
em destaque numa livraria".

Se um livro for publicado numa livraria, eu sei que ele foi escolhido
de entre muitos potenciais livros e que alguém resolveu investir
milhares de contos nele.  O mesmo se passa com a publicidade
televisiva. Porque é que a publicidade televisiva funciona? Porque os
anuncios televisivos são caros, e se alguém gasta milhares de contos
em anuncios deve estar no negócio a sério e o produto não deve ser
totalmente mau. Claro que estas heuristicas nem sempre funcionam.
Os maus livros podem aproveitar o sistema para enganar o comprador.

Na internet, um bom autor desconhecido não se distingue de um mau
autor desconhecido, pelo que o que um autor deve fazer é ganhar
reputação. Só que a reputação é cara. Tem que ser ganha à custa de
cópias grátis. A falta de mecanismos de protecção funcionam a
favor da reputação do autor. Se funciona a favor da bolsa do autor,
depende da reputação que o autor já atingiu. Autores com níveis
de reputação diferentes devem adoptar estratégias adequadas ao seu
caso.

Também não é certo que o modelo proprietário tradicional seja o
modelo "evolucionariamente estável" na internet. Projectos como
a wikipedia e o Projecto Gutenberg indicam que o modelo proprietário
poderá ficar limitado a nichos especializados. A partir do momento
em que os conteudos livres com licenças virais atinjam uma dada
massa critica, será muito mais racional a qualquer autor usar
conteudos livres como base para um novo projecto do que recomeçar
tudo de novo.

--
joão
http://www.nonio.com