[ANSOL-geral]seccao lobby - update

Jaime E. Villate villate arroba gnu.org
Tue, 12 Mar 2002 11:25:22 +0000

On Mon, Mar 11, 2002 at 05:20:04PM +0000, Vasco Figueira wrote:
> Dei uns retoques e acrescentos e xhtmlizei o README (para
> lobby.pt.xhtml), para ser visto através do endereço
>
> http://www.ansol.org/docs/lobby/lobby.pt.html

Muito bem. Corrigi algumas gralhas e fiz algumas modificações ao código XHTML:
  1- Convém que todos os documentos tenham um título. Usei o mesmo título que
  aparecia em <head>.
  2- Os elementos <h3> não funcionam bem dentro de <li>. Julgo que o tipo de
  lista que pretendias fazer era uma "Description List" e não uma "imtemized
  list" e por isso mudei de <ul> para <dl>.
  3- O sablotron não gosta da mudança de "Name space" (atributo xmlns dentro
  da marca <html>) e vai interpretar <html xmlns="..."> como uma marca
  diferente de <html>, o que faz com que a página de estilo ANSOL não seja
  aplicada: é preciso não usar xmlns dentro de <html>.

> Só não sei se o servidor faz automaticamente a conversão xhtml ->=
 html.
> Tenho eu de fazer 'make' na directoria? Como é?

O servidor faz automáticamente a conversão, no site de ANSOL, uma vez seja
usado "cvs commit". Mas convém, antes de usar "cvs commit", executar o make
localmente para conferir que a página está bem: vais para o directório onde
está o Makefile e escreves:
   make docs/lobby/lobby.pt.html
(devido a um bug no Makefile, é criada mais outra página noticias/barra.pt.xml
que neste caso não interessa. "make" cria todas as páginas html)

> Acrescentei um protótipo do
> docs/lobby/formatos-livres/formatos-livres.pt.xhtml também para ser
> visualizado online.
Acho mais simples manter vários documentos num mesmo directório do que criar
um novo subdirectório para cada novo documento. E os protótipos não são
realmente necessários pois pode-se usar sempre template.pt.xhtml como
protótipo.

> Aqueles que eu sugeri que ficassem responsáveis pelos vários dossie=
rs
> não disseram nada. Esse silêncio quer dizer:
> a) "O que é que este gajo tem de dizer que eu fico responsável por
> isto?! Com que lata?"
> b) "Como é que eu digo a este tipo que não me apetece ficar respons=
ável
> pelo dossier?"
> c) "Epá, não vejo o mail há uma semana..."
> d) "Deixa-o o falar..."
> e) "Vamos mas é esperar pela assembleia e depois logo se vê..."

Eu julgo que é f) "Tenho tantas coisas por tratar, que não tenho tido tempo de
fazer o que o Vasco propõe". Por isso é melhor não falar em dossiers que ainda
não existem, pois os dossiers aparecerão unicamente quando alguém por
iniciativa própria os criar.

Em relação ao conteúdo do teu documento, gosto bastante mas sugeria duas
modificações:
   1- Escrever o teu nome como autor do texto.
   2- Eu mudaria o título "ANSOL: estratégia de lobbying", por algo como
   "política da ANSOL", "estratégia política da ANSOL", etc. Não é que tenha
   nada contra o "lobbying", mas acho que o documento não discute realmente
   uma estratégia de lobbying. E os dois primeiros parágrafos que explicam o
   que é um lobby e as diferenças entre maus e bons, eu acho que estão a
   mais (algumas pessoas começaram a implicar com as tuas afirmações sobre os
   lobbies em Portugal, ignorando a parte mais importante do documento que é o
   que vem a seguir).
A parte referente à ANSOL nos dois primeiros parágrafos poderia ficar incluida
no terceiro; por exemplo:

  A ANSOL propõe-se contactar instituições políticas --eurodeputados, partidos
  políticos nacionais, comissões parlamentares e associações congéneres-- com
  vista a explicar as questões mais cruciais do Software Livre. Assim, a ANSOL
  espera ser ouvida nos locais apropriados para que o seu objectivo de
  divulgar e proteger o software livre seja levado a cabo com toda a
  transparência. As principais questões que a ANSOL se propõe abordar são:

Cumprimentos,
Jaime