[ANSOL-geral]detalhes tecnicos de documentos (Era: Re: lobby no cvs - vamos a isto)

Vasco Figueira figueira arroba europe.com
Wed, 06 Mar 2002 23:54:48 +0000

Vaives,

J M Cerqueira Esteves wrote:
> Mas também não é plain TeX, é LaTeX.  Como estou habituado a escrever
> directamente em TeX nunca usei o lyx, mas talvez não erre ao dizer que
> se o quiseres continuar a usar como ferramenta de escrita pode não
> haver problemas no formato produzido

O LyX é feito por uma equipa de entusiastas do LaTeX, é GPL (excepto nas
dependências, como disse o Jaime) e seguindo essa onda, conformante (?)
com os standards. Pelo que vi até hoje o .tex gerado é sempre
"minimamente" bom.

> Com que editor escreves (tirando o lyx para o TeX)?

Venho de um vim mal amanhado, para um emacs que ainda não domino sequer
a 20%. Estou é farto de ver as funcionalidades todas escaparem-me dia
após dia. Aquele ficheiro em particular escrevi com o vim.

>  Por acaso eu
> tenho o hábito de limitar até a menos de 80 (72, por exemplo) sempre
> que posso, a não se que estritamente a linha não possa ser partida (ou
> em certas construções mais longas em HTML).  Acaba por ser
> desagradável (visualmente) editar source com linhas compridas em
> wrapping.

Não se o editor fizer a navegação (cima, baixo, frente, trás) por linha
de ecran em vez de linha ascii. De qualquer das maneiras, o emacs é mais
que costumizável nesse aspecto.

>  No emacs ou uso auto-fill-mode ou faço mudança de linha sem
> pensar, e um Alt-q de vez em quando para fazer reflow.  Quando recebo
> um texto com linhas longas é quase acto reflexo fazer reflow daquilo.

O auto-fill não me lembro se continua a linha ascii na linha visual de
baixo, ou se insere LFs, alterando assim o buffer...

> Divagando: aqui há dias senti o que deve sentir toda a gente que não
> sabe ou sabe mal inglês perante muita documentação: comecei a usar
> classes da package koma-script para LaTeX, bastante simpática mas
> infelizmente com muita pouca documentação em inglês;

Onde é que se arranjam esses acrescentos ao LaTeX? Às vezes sinto que
tenho poucas classes de documentos...

Vasco Figueira