[ANSOL-geral]lobby no cvs - vamos a isto

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Wed, 6 Mar 2002 22:38:36 +0000

* Vasco Figueira <figueira arroba europe.com> [2002-03-06 20:19 +0000]:
> cartas. E não escrevi em plain tex porque ainda não estou à vontade e
> não estou com tempo nem vontade de aprender agora tex.

Mas também não é plain TeX, é LaTeX.  Como estou habituado a escrever
directamente em TeX nunca usei o lyx, mas talvez não erre ao dizer que
se o quiseres continuar a usar como ferramenta de escrita pode não
haver problemas no formato produzido (mesmo sem saber nada dele
suspeito que terá havido mais cuidado com a qualidade do output que no
Scientific Word).

> Em relação aos ascii não concordo. É muito mais fácil se mantivermos
> cada parágrafo em cada linha, sem inserir LFs aos 80 caracteres. É da

Com que editor escreves (tirando o lyx para o TeX)?  Por acaso eu
tenho o hábito de limitar até a menos de 80 (72, por exemplo) sempre
que posso, a não se que estritamente a linha não possa ser partida (ou
em certas construções mais longas em HTML).  Acaba por ser
desagradável (visualmente) editar source com linhas compridas em
wrapping.  No emacs ou uso auto-fill-mode ou faço mudança de linha sem
pensar, e um Alt-q de vez em quando para fazer reflow.  Quando recebo
um texto com linhas longas é quase acto reflexo fazer reflow daquilo.

Divagando: aqui há dias senti o que deve sentir toda a gente que não
sabe ou sabe mal inglês perante muita documentação: comecei a usar
classes da package koma-script para LaTeX, bastante simpática mas
infelizmente com muita pouca documentação em inglês; tudo o resto em
alemão.  Como não sei alemão, na ânsia de usar aquilo cheguei a ir ao
Google traduzir (yucky mas minimamente perceptível) um ou outro
parágrafo da documentação.

Cumprimentos
                             JM