[ANSOL-geral]Advocacia: DECO

Ricardo Martins thecrown arroba softhome.net
Mon, 28 Jan 2002 14:38:41 +0000

> O assunto que hoje gostaria de aqui trazer é a DECO, a nossa
> associação de defesa do consumidor.
> Ao navegar no site desta instituição não pude deixar de reparar =
que é
> desenvolvido utilizando ASPs; talvez fosse interessante alertar a
> DECO para a temática do software livre.

O meu pai é sócio da DECO, e eu costumo ler a revista por eles publicada
mensalmente. Todos os artigos de análise sobre software / hardware (no
sentido informático) têm por base o pressuposto que o leitor usa
programas / sistemas operativos proprietários (nomeadamente da Microsoft
e da Apple), daí não ser estranho o facto do no seu sítio usarem
"tecnologia" proprietária de uma dessas empresas.

Agora generalizando:
Penso que a principal razão para tantas empresas nacionais de software
(no sentido lato da palavra) e multimédia desenvolverem produtos usando
plataformas de desenvolvimento propriétarias, é a IGNORÂNCIA. Porquê ter
que aprender umas quantas linguagens de programação, algoritmia e bases
matemáticas, quando se pode fazer um programa em uma semana, com uns
quantos "clicks" de rato, e que toda a gente vai poder ver no seu
computador pessoal com o seu Windows ou Mac OS (não sei se reparam na
ironia). Para essas pessoas, não existe outros sistemas operativos
(portanto portabilidade é um termo inexistente no mundo do software), já
ouviram falar de Linux (que deviam chamar GNU/Linux), mas disseram-lhes
que aquilo era um monolito de problemas, muito complicado de instalar/
configurar, quase que não tem programas, e além disso nada que seja
livre pode ser bom (ninguém desenvolve um produto excepcional e depois
*dá-o* ao mundo).

No entanto devo chamar a atenção (como já nesta lista foi referido) para
a diferença entre software livre e open-source, que apesar de terem
muitos aspectos comuns, não são a mesma coisa.

Ricardo Martins