Re: [ANSOL-geral]Software proprietário e organismospúblicos

Raúl Pedro Santos borfast arroba yahoo.com
Sun, 27 Jan 2002 10:32:44 -0000

>Para o movimento do software livre realmente marcar as consciênçias é
>necessário EMPRESAS que ofereçam soluções baseadas em software livre!!
>
>Que façam dinheiro e que se concentrem não em fazer software mas em integrar
>as partes e a fornecer um serviço mais rico e barato aos seus clientes.

Olá a todos, em primeiro lugar. O meu nome é Raúl Pedro Santos e também sou novo na
lista.

Em relação a esta questão que o André Esteves referiu, já por muitas vezes me perguntei
porque raio as empresas (não só o governo) gastam balurdios em licensas para sistemas
operativos como o Windows, quando têm soluções *nix gratuitas, muitas vezes mais
adequadas ao desempenho das funções a que seriam destinadas...

Já para não falar de que se as pessoas são suficientemente estúpidas para nem com o
Windows saberem trabalhar, então já que têm que aprender do início, porque não
usarem Linux, por exemplo?

Eu dei assistência técncica numa empresa até há pouco tempo e ficava espantado com
a dificuldade que aquela gente tinha em trabalhar com o Windows. Eles simplesmente
não percebiam! Eu explicava vezes sem conta mas de cada vez que lá voltava tinha de
explicar novamente. E depois, como usavam o "maravilhoso" Windows 98, fartavam-se
de fazer asneira e lixar os sistemas... de vez em quando pensava para mim "espeto-lhes
com o Linux aqui em cima, meto-lhes o Red Hat a funcionar com o KDE e o theme
Redmond e eles só se apercebem que mudei isto quando eu lhes disser..."
Claro que não o fiz mas isso abriu-me os olhos para algumas possibilidades. Uma das
quais referida aqui pelo André Esteves.

Ando com esta ideia a fervilhar já há algum tempo e acho que a vou começar a pôr em
prática. A ideia seria oferecer a empresas / organismos públicos soluções informáticas
baseadas em software livre. De início a minha ideia era criar um software de gestão para
incluir no "pacote", o que acho que seria algo bastante apelativo pois pelo que conheço
não exisite tal software em Open Source / Free Software. Se já existe tal software,
melhor ainda, mais facilmente chegamos à parte importante, referida pelo André "que se
concentrem não em fazer software mas em integrar as partes".

Poderá haver alguma teimosia da parte de algumas empresas que já conhecem e já
tenham investido muito no sistema que usam e por isso não queiram mudar mas pelo
menos empresas jovens penso que seriam muito beneficiadas com isto.

Gostaria que me dessem a vossa opinião acerca desta ideia e já agora o que seria
preciso fazer para começar a oferecer serviços desse género (sim, sou um leigo no que
toca a negócios... :) ).

Cumprimentos a todos,

Raúl Santos