[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

Vitor Domingos vd arroba paradigma.co.pt
Wed, 16 Jan 2002 19:32:22 -0000

Viva.

Antes de mais queria deixar aqui o meu apoio 'a iniciativa da ANSOL.

Depois e por casualidade, reparei que ja' se deixou de discutir o ponto essencial
que foi proposto.
Uma carta (simples, penso eu) para uma associacao que defende propriedade
intelectual e software proprietario.

Penso que para atingir esse objectivo pode-se, ou deve-se de :

1- Tentar explicar e sobretudo compreender as vantagens ou desvantagens do software
live, 'a ASSFOT
2- Tentar enumerar principios "activos" do software livre e propriedade intelectual.
    PI, que se quer coadunar com a politica (penso eu) da ASSFOT.
3- Talvez tentar reduzir a alguns pontos essenciais a politica GPL e tentar (ou
mesmo conseguir) explicar 'a ASSFOT, em que consiste e em que valores se mantem essa
politica.
4- Tentar marcar uma reuniao, o mais depressa possivel, com a ASSFOT no sentido de
se conseguir harmonizar as duas associacoes, para defesa do consumidor, ou entao
(neste caso) do utilizador.
5- Tentar propor uma parceria 'a ASSFOT, a nivel de licenciamento "livre". (Ou pelo
menos tantar falar nesse aspecto).
6- Talvez tentar compreender a posicao ou pedir a posicao da ASSFOT sobre software
live e politica GPL.

Penso que deveria-se de elaborar uma lista de objectivos a que a associacao se
propoe. Nao so' dizendo que defende "software livre", mas sim enumerando os moldes,
campo de accao e como visa proteger ou incentivar o mesmo.

Nos meus pontos atras, foram referidos alguns que podem nao ser viaveis de ser
colocados em carta inicial, mas certamente seriam bons para uma agenda da reuniao a
que se propoem a realizar.

Vitor Domingos