[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

nuno.leitao@idl-bt.com nuno.leitao arroba idl-bt.com
Wed, 16 Jan 2002 16:13:37 -0000

  Viva,

>Parece-me que este contacto com a ASSOFT é muito importante, até =
porque
>é uma das coisas em que a ANSOL tem muito mais facilidade de ser =
ouvida
>do que qualquer grupo informal de pessoas.
>
>Assim, é fundamental que este contacto não seja deitado por terra
>logo no início. Esse poderia ser o efeito de uma postura demasiado
>fundamentalista.

  Concordo.

>Chegar à ASSOFT com a mensagem implícita "vocês são servos de =
Satanás e
>das Forças do Mal,  convertam-se ou arderão no inferno" não me =
parece a
>melhor estratégia. Por isso, mesmo que haja entre nós quem pense =
que a
>propriedade intelectual é um conceito demoníaco, não creio que =
seja
>apropriado ir falar com a ASSOFT nestes termos.

  A propriedade intelectual e' (IMHO) algo de positivo, e nao me parece que
seja contraditorio com a postura do software livre.
  Sao lados opostos, mas complementares da mesma moeda. Acho que a
aproximacao correcta ao problema de divulgar a ANSOL deve ser exactamente
este: nao posicionar a ANSOL como um grupo de "geeks" que defendem ideias
utopicas de liberdade (Stallman like), mas sim um grupo de pessoas que
compreendem os beneficios do software livre e que pretendem promover o seu
uso de uma forma complementar ao uso de software comercial para o bem da
industria IT em Portugal.

  Afinal o software livre raramente e' a solucao final para um problema, mas
sim uma *parte* importante desta.

  Espero nao estar a ir contra os principios de ninguem nesta lista, mas e'
a minha honesta opiniao.

  Best Regards.

--Nuno Leitao