[ANSOL-geral]Busca de projectos open-source portugueses...

Vasco Figueira figueira arroba europe.com
Mon, 07 Jan 2002 20:46:42 +0000

Viva,

Rui Miguel Seabra wrote:

> O problema e que nao e so o autor que arca com as consequencias da sua
> escolha, mas sim toda a gente.
>
> Vamos por a seguinte situacao hipotetica:
>
>    Como toda a gente sabe, o ftp da Microsoft veio de um ftp licenseado
> com a BSD.
>    Se todas as copias da source excepto a da Microsoft do codigo fonte
> desaparecessem, a Microsoft poderia estar numa situacao de forcar as
> pessoas a so usar o seu cliente proprietario, o que e mau,

(...)

> Por isso nao, nao posso concordar que cada um escolhe a licensa que
> quer. Deveria escolher uma licensa livre.

Estive para dizer isto quando houve aquela thread sobre o programa do
Paulo laureano que estava licenciado sob uma licença própria, mas como
cheguei tarde e a discussão já estava quase a acabar, achei que não
valia muito a pena (ou qualquer coisa assim).

Nós (defensores do software Livre) não podemos ter a presunção de dizer
às pessoas o que elas devem fazer! Claro que também eu gostaria que
todos os programas fossem licenciados sob a GPL, mas faço figura de
otário se me virar para alguém e lhe disser que não aceito que ele
licencie algo *dele* como proprietário. O tipo ri-se na minha cara e com
razão...

Assim penso que a posição oficial da ANSOL (caso venha a existir) deverá
ser de uma preferência pelo software livre (GPL, LGPL, ...), mas
aceitando que outros não concordem connosco.

Vasco Figueira