[ANSOL-geral]Re: Pági nas IE-Only

Miguel Gonçalves miguelg arroba gnu.org
Fri, 4 Jan 2002 15:52:46 +0000

--sdtB3X0nJg68CQEu

Ol=E1 a todos!

Espero que tenham todos tido uma boa passagem de ano!

On Thu, Jan 03, 2002 at 11:35:26PM +0000, Jo=E3o Miguel Neves wrote:
> Alguns links interessantes a ver sobre situa=E7=F5es destas s=E3o:
> http://www.anybrowser.org/campaign/
> Os seguintes s=E3o sites portugueses que fazem parte de uma rede de
> usabilidade/acessibilidade:
> http://www.usabilidade.com/
> http://www.acessibilidade.net/
> http://simplicidade.net/

Sugiro tamb=E9m o seguinte s=EDtio com bons artigos de usabilidade e
acessibilidade:

http://www.usabibilidade.net/

O autor trabalha na Prod=EDgio (http://www.prodigio.com/) no
departamento de usabilidade... ah... =E9 o director desse departamento.

 Muito

H=E1 ainda uma maneira mais f=E1cil: defines correctamente o ficheiro HTML
com a informa=E7=E3o do DTD no cabe=E7alho e depois passas por um validador
local como o nsgmls (do pacote sp) que compara o DTD e o documento.

Se usares o Emacs para editar as p=E1ginas h=E1 um efeito secund=E1rio que =
=E9
a sugest=E3o autom=E1tica das etiquetas legais na posi=E7=E3o actual do
documento. Assim, nem =E9 preciso ter a especifica=E7=E3o do HTML ao lado.

Gostaria tamb=E9m de sugerir o uso de HTML4 (ou l=E1 qual =E9 a =FAltima
vers=E3o) Strict e que toda a formata=E7=E3o visual seja feita com CSS.

> Solu=E7=E3o n=E3o uses javascript :). Realmente n=E3o tenho visto nada em=
 termos
> de conte=FAdo que fa=E7as em javascript que n=E3o possa ser feito com CSS=
s :).

S=F3 h=E1 uma coisa para que o JavaScript serve e que =E9 importante: fazer
uma valida=E7=E3o pr=E9via de um formul=E1rio antes deste ser processado e
validado no servidor. Em teoria embora se deva fazer isto, na pr=E1tica
ningu=E9m o faz porque limita o p=FAblico alvo e, por exemplo, a
Amazon.com n=E3o usa JavaScript porque sen=E3o deixava de vender
livros. No outro dia at=E9 experimentei comprar um livro na Amazon.com
com o lynx e acreditem que funcionou.

Cumprimentos,
Miguel Gon=E7alves

--=20
Thought of the day:=20

``Failure is not an option. It comes bundled with your Microsoft product.''

I do not read proprietary document formats because they destroy my
information. Please send your files in one of the following formats:
ASCII (plain or ISO-Latin1), TeX, LaTeX, HTML, XML, PostScript, PDF,
JPEG, PNG and Ogg/Vorbis (audio).

--sdtB3X0nJg68CQEu

--sdtB3X0nJg68CQEu--