[ANSOL-geral] EUCD, Patentes e Software Livre - PROPOSTA PARA UMA ACÇÃO IMEDIATA

Vasco Figueira figueira arroba europe.com
Tue, 26 Feb 2002 23:44:25 +0000

Viva,

Lopo de Almeida wrote:

  > Acho difícil arranjar um país que queira pôr a directiva em
  > Tribunal. Afinal passou no Parlamento Europeu, e portanto a maioria
  > dos países (i.e. Partidos) aprovou-a; acho difícil voltar para
  > trás. No entanto, poderemos contactar com algum deputado europeu,
  > para saber quais as possibilidades de isso poder realizar-se.

Bom, eles estão lá para isso, além de comer e levantar o braço quando os
outros o fazem ;-)

Vamos ver se lhes conseguimos o contacto. Amanhã quero ver se arranjo
tempo para uns telefonemas. Quem são eles? Pacheco Pereira, Ilda
Figueiredo, (O Mário Soares ainda lá está?), o da JSD, Sérgio
qualquer-coisa, não é... Bom, é telefonar para as sedes dos partidose
pedir o contacto dos seus chefes de gabinete, assessores, secretárias,
whatever.

  > Para isso poderia encontrar-se uma plataforma entre a FSF,
  > associações congéneres da ANSOL e as Associações Defensoras dos
  > Direitos do Consumidor e colocar uma Acção no Tribunal Europeu. Tem
  > mais força estarmos aliados às ADDC's do que aos Partidos. Por
  > exemplo, na Holanda as ADDC's têm uma força imensa.

Vamos tentar primeiro ter uma conversa, ou um feedback qualquer por nós
mesmos e depois logo vemos qual a melhor maneira de fazer a coisa, não?

Não estou a querer evitar falar com os outros, mas sim a querer evitar
ir falar com os outros (APRIL, FSFE, etc) sem ter nada nas mãos, sem ter
feito aidna nada. Vamos tentar primeiro ter uma conversa com um ou dois,
ou... todos.

  > Acho que também deveremos fazer contactos com os Partidos, pois
  > temos eleições à porta e é agora que eles querem erguer
  > "bandeiras". Acho que para qualquer partido é bom ter uma posição
  > sobre as tecnologias de informação (TI), pois marcar posição sobre
  > um  assunto "prá-frentex" também dá um certo brilho intelectual.
  > Acho que podemos fazer passar a mensagem e eventualmente
  > transformá-la em promessa política de algum partido que tenha
  > bastantes hipóteses de chegar à Assembleia da República.

Agora já é tarde para influenciar partidos que vão para o poder. Acho
que o melhor que fazíamos era marcar uma reunião primeiro com o bloco de
esquerda (cheira-me que por estes a causa será bem recebida), depois com
o cds e pcp. De seguida com o grande que perder as eleições e depois com
o que tiver ganho, em sede de ministério.

Com o bloco deve ser fácil marcar uma reunião, pelo menos mais fácil do
que aceder ao site deles pelas 23:30 de hoje. Já o PCP e o CDS são
máquinas maiores e tendencialmente mais lentas, mas vamos tentar. Além
disso, qualquer desses partidos sairá de ressaca das eleições que aí
vêm, pelo que não deverão ter muita vontade de ouvir informáticos com
ideias revolucionárias (sem conotação comunista) que até fazem sentido.
Justamente por fazerem sentido. Eles não deverão ter pachorra durante
uns tempos para se empenhar a compreender coisas que vão claramente
contra *todos* os interesses instalados. Já o bloco, está impregnado de
uma tal dinâmic auqe o que eles querem são causas. O que eles querem é
ir contra os interesses instalados.

Só depois da ressaca eleitoral é que devemos (NMHO, de um puto que ainda
estuda) contactar o PS e PSD. Até lá, acho que vai tudo cair em saco roto.

  > PROPOSTAS CONCRETAS
  >
  > I - Contactar, ainda antes das eleições, com os Partidos e marcar

Vamos ter de preparar muito bem todos os argumentos e explicações. Mas
provavelmente teremos uma ou duas semanas até à reunião, se for marcada.

  > II - Fazer um Comunicado de Imprensa que:
  > 2
  > - Alerte para toda a problemática dos efeitos nocivos para Portugal
  > e não só para a defesa do SL (aliás, se omitirmos o SL da polémica
  > até é capaz de ser melhor, nesta fase). É mais chamativo (e
  > defensável) alertar para a indepêndencia nacional e para a
  > protecção dos Direitos de Consumidor da imensa maioria do que para
  > os interesses do que ainda é uma pequena minoria a crescer ;-)

Omitir não sei, mas camuflar com delicadeza. Para os partidos mais de
direita, podemos ter um discurso menos ideológico e mais técnico. Ou
seja, ir mais pelas vantagens prácticas e não tanto pelas ideológicas. O
fim justifica perfeitamente o meio.

Amanhã digo qualquer coisa. Agora tenho de correr que tenho os meus
amigos à espera para ir ver um filme. Europeu.

;-)

Vasco Figueira