[ANSOL-geral] As Organizacoes Colectivas e a ANSOL

Lopo de Almeida Lopo de Almeida" <lopo.almeida arroba sitaar.com
Wed, 13 Feb 2002 23:58:13 -0000

Desculpa la' mas so' vou responder a duas ou tres coisinhas.

1. Se eu tenho de AINDA usar o Windows e' porque a maior parte dos meus clientes actuais usam programas com ficheiros de formato proprietario e eu tenho de ter as mesmas coisas. Preciso de comer, sabes.

Quem tem tantos rigores morais não devia trabalhar numa empresa como a SIBS (ou subsidiaria). Eu, pelo menos, traballho numa empresa minha e tento fazer o possivel dentro dos meus ideiais.

2. Esse principio de KISS é muito interessante. Pena Hitler nao ter sabido antes e podia aplica-lo ao holocausto dos judeus como justificacao cientifica melhor do que a que usou.

Meu caro, tudo o que e' redutor nao pode ser bom. Ha inumeras formas de controlar os deslizes e dizer que os franceses podem fazer algo que nos nao podemos e' ridiculo. Ate' parece que estamos num outro planeta. Comparar as empresas portuguesas com as Enron's e' quase ridiculo. Quer dizer, nao podemos ser semelhantes a uma associacao com legislacao semelhante (CE) e podemos ser comparados a um sistema americano absolutamente corrompido. Para o bom somos comparados com o mau, para o mau somos comparados com o bom.

3. Quanto 'a fuga aos impostos. Se se comparar os nossos impostos empresariais com os dos nossos vizinhos espanhois ate' te rias.
Muitas empresas (as pequenas) nao pagam impostos porque: ou pagam aos trabalhadores ou pagam o IVA. Alias, os exemplos de pequenos empresarios que sao presos por pagar aos trabalhadores e nao ao IVA sao varios.

Claro que excluo disto os Clubes de Futebol e as grandes empresas. O Plano Mateus nao foi feito para os pequeninos e ate' e' interessante a inclusao das pequenas nos "Diabos Empresariais". Ve-se mesmo que nao tens uma empresa tua senao ja sabias do que estavas a falar.

4. Quanto ao marketing. Mal de nós empresas se estivermos 'a espera da promocao da ANSOL. So' me referi para demonstrar que o receio com a promocao e' infundado pelo facto de poder ser feito na mesma atraves do mecenato ou da RESOL.

5. Eu so' gostava de saber porque e' que assusta tanto 'as pessoas que alguem possa achar que e' estrategico para o seu negocio apoiar uma associacao que serve, indirectamente, os seus negocios.

Achas que se eu nao for socio da ANSOL, se a minha empresa nao for socia da ANSOL, eu serei de alguma forma inibido de aproveitar o vosso trabalho em prol da minha estrategia de marketing. Como o pensas fazer?

O que e' valido para mim e' valido para qualquer outra empresa.

6. Quanto ao medo de ter um representante de uma empresa na Direccao "...que convem estar unida no seu objectivo, por tanto nao e o argumento certo." e' um pouco descabido. A Direccao nao e' composta por pessoas que se conhecem, que confiam umas nas outras, que e' eleita pelos outros que tambem confiam nela? Ou eu posso alcandorar-me na Direccao sem passar por nada disto? Desculpa mas nao posso fazer outra coisa senao rir com este tipo de argumentacao.

7. "Mais confianca posso ter na moralidade de uma pessoa do que na de uma empresa." - nem vale a pena responder.

A malta que vende droga e faz pornografia (e ja' agora os pedofilos) sao pessoas, nao empresas. Visita por exemplo o site http://www.edc.org/. Nem todas as empresas sao a empresa onde tu trabalhas, nem todas as pessoas sao as que tu tens na ideia.

8. "Desculpa? Como posso saber o que esta uma empresa privada a fazer?" - Se ela publicitar o que faz e vende e' facil nao achas? Se nao o fizer acho dificil sobreviver muitos anos e assim tambem nao oferece nenhum perigo. Tens outra maneira de saber: telefona-lhes, pede-lhes um serviço que pode ser feito com software livre, e pergunta-lhes o que vao usar. E' muito simples, realmente.

"O Stallman ja disse algo mais do que uma vez:

When people go to Linux user groups and read the magazines about Linux
and do business with companies that do things for Linux, they don't find
out that there is a social issue, because none of those institutions
talk about it as a social issue.  They talk about things
like practical convenience and features and reliability and efficiency.
Things that are important, but missing the most important of all."

E' verdade e concordo plenamente! Mas nao foi com esta filosofia que a coisa cresceu. Da parte da Conectiva eu sei que eles teem feito muito pela divulgacao do espirito. Nem todos podemos ter a vida do Stallman. Nem tu a tens, por isso as licoes de moral sao mal vindas. Eu so aceito licoes de moral de quem tenta fazer melhor do que eu. Se encaras o Software Livre como uma religiao deves vive-la exclusivamente, senao es como aqueles catolicos que so' vao 'a missa ao Domingo e se esquecem do resto.

9. "E perfeitamente possivel defender menos o software livre cedendo a tentacao de juntar programas nao livres a sua distribuicao."
Infelizmente e neste momento nao encontro alternativas SL para muitos dos programas que alguns potenciais clientes ate' gostariam de usar.. Podes sempre desempregar-te e tentar viver so' com o SL. Daqui a um ano falamos.

10. "Por acaso http://www.linuxdoc.org/HOWTO/Ecology-HOWTO.html.  Diria apenas do Software Livre em geral."
Nao sabes o que e' reciclar, pois nao? Isso e' reutilizar e nao reciclar. Reciclar e' fazer percorrer novamente o ciclo. Seria agarrar nos PC's e transforma-los em outro produto diferente. E olha que a critica nao veio de mim mas de gente ligada ao movimento ambiental. Ficaram atonitos com o absurdo.

O que ganhou foi uma distro Linux e nao o Software Livre em geral. Quando a distro estiver pronta eu sempre quero ver se a versao desktop corre num velho 486 que tenho aqui para testes. Nao me facam rir. Os ambientes graficos mal funcionam num 586, quanto mais num 486. E'. Vamos por cinco ou seis 486 como routers ou quejandos em cada empresa de dez ou vinte computadores. A maior parte do nosso tecido empresarial e' de micro e pequenas empresas que teem uma parque de menos de 10 PC's e eles querem vender a ideia da "reciclagem". Nao tem pes nem cabeca.

11. O Paulo Q. mete muitas argoladas e eu ja' lhe tenho criticado algumas intervencoes menos correctas e que podem induzir as pessoas num erro (como a ideia da "reciclagem"), mas fala mais e e' mais ouvido que muita gente desta associacao, ou nao achas? Pode nao ser maravilhoso mas sempre ajuda. Se houvesse dez como ele se calhar isto ja' estava muito mais avancado e nos ja' nos podiamos dar ao luxo de so' trabalhar com o Software Livre.

12. "Tu e os teus socios ate podem ser honestos e respeitadores de ideais, mas por cada um de voces ha milhares que nao querem saber deles para nada." - E assim se condena todos porque uns pecam. Gosto cada vez mais desta filosofia

> Pequena nota ainda em relacao aquela coisa de teres de usar windows...
> Para enviar email e preciso usar windows, e para alem disso fazer
> publicidade gratuita?

13. Esta parte ja' esta' explicada acima. E como tenho de usar um sistema de treta, mas que e' mais rapido e melhor que o Mozilla que demora uma eternidade a fazer seja o que for, prefiro dizer 'as pessoas que o sistema tem proteccao e podem abrir os meus mails sem receio. A vida e' assim e nao como gostariamos que fosse.

Sem mais e por mim esta' morto este assunto das empresas na ANSOL. Ja' percebi que nao querem porque nao querem.
Considero esta uma visao redutora que em nada beneficiara' a expansao do Software Livre em Portugal, objectivo principal da ANSOL.

Portanto, manter-me-ei apenas como observador interessado - atraves da lista e da imprensa -  nao pela exclusao das empresas (ou outras entidades colectivas) que e' uma decisao vossa e valida como qualquer outra, mas sim pela mentalidade que a originou.

Abraços e boa sorte,

Lopo

---