Fwd: Re: [ANSOL-geral][SUJESTAO] Traduzir e enviar para o governo?

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Fri, 8 Feb 2002 03:53:30 +0000

* João Mário Miranda <jmiranda arroba explicacoes.com> [2002-02-08 01:13 +0000]:
> Parece-me que o mais eficaz neste momento é tentar publicar um artigo
> de opinião num grande jornal nacional. Ou pelo menos uma carta na secção
> de leitores. Algo que explique:
>
> - as vantagens do Software Livre para o ensino
> - para a administração publica
> - para as empresas nacionais
> - as vantagens da produção de conteudos culturais livres
>
> Algumas exigências do tipo:
>
> - os subsidios do estado devem ser dados preferencialmente a projectos
> de software livre.

Yep. Apesar de tudo talvez seja boa ideia aproveitar a onda
pré-eleitoral para lançar a coisa como "um assunto de que se fala".
Infelizmente o que não está na imprensa não "existe".  Suponho que os
partidos andarão à cata de "causas" para se diferenciarem
(sinceramente ou não). Claro que esta não tem o impacto das ditas
farmácias sociais, das coordenadas do aeroporto novo, ou dos
fundamentos da reputação nacional no Euro 2004, mas pode tocar-se
nalgumas cordas sensíveis, como sublinhado acima:

- o ensino ("paixão", "desgraça", "desígnio", aprender versus treinar...)
  e o dinheiro no ensino;
- a administração pública e os dinheiros da administração pública
  (e a insegurança associada aos produtos MS; porque não um tiro
  nessa direcção, de passagem?);
- os recursos humanos nacionais e o dinheiro nesses recursos versus
  em produtos de multinacionais americanas;
- a produção de conteúdos (não era o Gago que queria multiplicá-los
  por 10 todos os anos? :-) ), e o dinheiro do estado nos conteúdos
  (dinheiros públicos para conteúdos fechados e lucros privados?);
- e não esquecer o dinheiro :-)
- e, claro, apanhar exemplos lá fora (explorar a admiração quase-rastejante
  pelos "manos graúdos" da UE) e citar tudo o que houver de euro-coisas sobre
  o assunto.

Com jeito, quase qualquer partido se pode rever na coisa, explorando
do lado "social" ao lado "empreendedor" ou "patriótico", se é que
ainda sobra alguma ideologia pelos partidos.

O único exemplo anterior mais próximo de que me lembro é a questão da
acessibilidade: parece que alguém lá ouviu alguma coisa depois de
algumas movimentações, se bem que muitos sítios do estado parecem
achar que basta pôr o boneco do Bobby para melhorar a acessibilidade ;->