[ANSOL-geral]Sobre palavras "tabu" e anti-corpos e a caravana a pisar-nos

Joćo Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
Thu Dec 5 14:12:01 2002

--=-dabQXCLsEmDfJhZqD8AH

On Wed, 2002-12-04 at 19:46, Jose' Sebrosa wrote:
> 4. Serias realmente capaz de abdicar de, num caso concreto, usar um
> programa que implicasse abdicar das coisas *todas* acima, se a opcao
> fosse entre conseguir resolver um problema e ficar com o problema por
> resolver?
>=20
> Imagina, por exemplo, que o unico programa existente capaz de resolver o
> problema nao te da' as liberdades acima!
>=20
Dando a resposta que me deu um professor meu: Depende. E neste caso
depende dos valores morais de cada um. Por isso as minhas respostas s=F3
poderiam ser pessoais.

Uma das situa=E7=F5es em que eu responderia sim seria uma m=E1quina de
produ=E7=E3o de vacinas contra a SIDA. Considero o valor da vida humana
superior =E0 liberdade de ac=E7=E3o ap=F3s a aquisi=E7=E3o (com dinheiro ou=
 n=E3o) do
Software. Tamb=E9m concordo com restri=E7=F5es =E0 modifica=E7=E3o de softw=
are para
certas utiliza=E7=F5es, por exemplo, controlo de robots para opera=E7=F5es
cir=FArgicas e sistemas de aeron=E1utica. Nestes casos a utiliza=E7=E3o, na
pr=E1tica, de apenas vers=F5es certificadas justifica-se perfeitamente.

Existem outras situa=E7=F5es em que eu preferiria n=E3o resolver o problema=
utilizar software propriet=E1rio at=E9 haver uma solu=E7=E3o livre. Por exe=
mplo,
gest=E3o de calendaring numa PME (assumindo que n=E3o h=E1 solu=E7=F5es de =
SL ).
Porqu=EA ? Porque estamos a falar de uma pequena empresa em que, ou o
sistema n=E3o era cr=EDtico e os custos n=E3o justificariam a compra de
licen=E7as Notes ou Exchange, ou, se for cr=EDtico, est=E3o a por-se na
depend=EAncia dos seus fornecedores. Claro que pode haver atenuantes, mas
isso tem de ser visto caso a caso.

H=E1 partida prefiro n=E3o utilizar software propriet=E1rio em rela=E7=E3o =
software livre. Os problemas com que lido hoje em dia s=E3o, na sua
maioria, sol=FAveis com SL, e vejo-me perante o caso de que este conceito
e as vantagens que derivam directamente das 4 liberdades, como
independ=EAncia do fornecedor e possibilidade de costumiza=E7=E3o s=E3o
ignoradas =E0 partida.

Espero ter respondido =E0 tua quest=E3o.

--=20
						Jo=E3o Miguel Neves

--=-dabQXCLsEmDfJhZqD8AH

--=-dabQXCLsEmDfJhZqD8AH--