[ANSOL-geral]Sobre palavras "tabu" e anti-corpos e a caravana a pisar-nos

Rui Miguel Seabra rms arroba 1407.org
Wed Dec 4 20:22:01 2002

On Wed, Dec 04, 2002 at 07:46:52PM +0000, Jose' Sebrosa wrote:
> 4. Serias realmente capaz de abdicar de, num caso concreto, usar um
> programa que implicasse abdicar das coisas *todas* acima, se a opcao
> fosse entre conseguir resolver um problema e ficar com o problema por
> resolver?
> Imagina, por exemplo, que o unico programa existente capaz de resolver o
> problema nao te da' as liberdades acima!

Primeiro, ai nao estaria a abdicar de usar um programa, seria uma
questao de rejeitar, por isso reescrevo a tua pergunta:

4. Serias realmente capaz de rejeitar, num caso concreto, usar um
programa que implicasse abdicar de *todas* as liberdades do software
livre, se a opcao fosse entre conseguir resolver um problema e ficar
com o problema por resolver?
Imagina, por exemplo, que o unico programa existente capaz de resolver o
problema nao te da' as 4 liberdades!

Esta pergunta e muito facil de responder. Depende do caso concreto.

Provavelmente se o caso concreto poder provocar a morte (ou um mal
maior) a outra pessoa, em particular mas nao exclusivamente a alguem
querido, a escolha sera certamente dificil, e seria desumano colocar
essa questao.
Acho que ninguem poderia de mente sa dizer imediatamente que sim.

Por isso acho que o teu ponto 4 parte de pressupostos abstractos
que nao sao realistas:
  1. ser frequente ou ate existirem importantes casos que tal
  2. _exclusivamente_ esse programa resolveria o problema

1. *muito* dificilmente consegues apresentar um exemplo que se encaixe
na tua situacao hipotetica (ao dizer isto assim ja estou a dar um
beneficio da duvida)
2. nao acredito no problema que so seja possivel resolver com software
nao livre: todos os dias me deparo com situacoes em que, com o software
proprietario existente no mundo, dispenderia muito mais tempo/dinheiro e
teria muito mais dificuldades a resolver problemas que me surgem no dia
a dia (inclusive tenho usado o samba e um pouco de perl para ajudar colegas
que tratam da rede de Windows, pois ja estavam para comprar um programa
carissimo para fazer algo simples de fazer).

Entao, excluindo uma situacao ao nivel que indiquei ou semelhante, posso
dizer-te que rejeitaria.

Rui

ps: va, aceita o meu desafio implicito :)