[ANSOL-geral]Proposta de criação de Grupode Trabalho

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Tue Apr 30 04:54:01 2002

Joao Mário Miranda wrote:

> Acho que se o Software não for realmente livre, o nome da ANSOL
> deve ficar de fora.

Sim e não.

Concordo que seria bizarro a ANSOL ser distribuidora de software que viola o
que a ANSOL diz defender no primeiro artigo dos estatutos!  Mas não será
chocante que a ANSOL seja um dos participantes numa edição que, precisamente,
inclui muito do que a ANSOL diz defender nesse mesmo artigo.  Pelo contrário,
como lá estará muito do software livre mais importante para os utilizadores,
estranho seria se a ANSOL se auto-excluisse...  Ou seja, concordo que é
impensável o CD ser feito *pela* ANSOL, mas não concordo que seja impensável
ele ser feito *com participação da* ANSOL.  Se fôr caso disso, deve ser
possível acrescentar a participação de mais pessoas colectivas.  Porreiro mesmo
era que uma dessas pessoas colectivas fosse um jornal de grande tiragem.

Julgo que um projecto desta natureza se enquadra nas actividades constantes do
Artigo Quarto dos estatutos da ANSOL, nomeadamente os pontos a., g. e i., sem
prejudicar em *nada* os objectivos gerais da ANSOL:

Os pontos do artigo quarto que referi são estes:

a.Contribuir para a produção e divulgação de conhecimento no domínio da
Informática Livre.

[Confere:  A ideia é exactamente a de divulgar Informática (mais que software)
Livre.  A presença, no mesmo CD, de software não conforme as 4 liberdades, tem
obviamente que ser justificada, mas não representa por si só uma violação dos
princípios da ANSOL.  A justificação dessa presença é, precisamente, a de
tornar o CD mais atractivo e permitir que ele chegue a mais gente -- levando
com ele muito software conforme as 4 liberdades!]

g.Promover e patrocinar a edição de publicações conforme aos objectivos da
Associação e que contribuam para um melhor esclarecimento público sobre as
implicações e relevância da Informática Livre.

[Confere:  Uma parte essencial do CD é documentação que nos interessa.  Nesta
prespectiva, o software não conforme as 4 liberdades eventualmente incluído
serve como "isco" adicional para aumentar o número de potenciais leitores da
documentação.]

i.Promover a utilização de normas, protocolos, interfaces e formatos de
ficheiros não-proprietários, livres e abertos.

[Por lapso não referi antes os formatos livres, mas eles devem ser um critério
fundamental presente na escolha do software a incluir (de facto são um critério
de *qualidade* objectiva, pelo que influem inevitavelmente na selecção),
portanto também este ponto confere:  Os formatos livres estarão a ser
promovidos.]

Sebrosa