[ANSOL-geral]As Licenças e os Copyrights:Vantagens e Perigos

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
Thu Apr 25 17:43:01 2002

--=-VSFD1Y8LWoqLX/fK3lZn

> O PROBLEMA =C9 QUE A MENSAGEM QUE =C9 PASSADA =C0 MAIOR PARTE DA MALTA =
=C9 UMA E A
> REALIDADE =C9 OUTRA.
>=20
> QUANTOS =C9 QUE TU JULGAS QUE V=C3O L=CAR TODA A INFORMA=C7=C3O NO SITE D=
A FSF?
> N=C3O SER=C1 UMA OBRIGA=C7=C3O DA FSF (e ANSOL tamb=E9m) PASSAR BEM ESTA =
INFORMA=C7=C3O?
> N=C3O SER=C1 IMPORTANTE E URGENTE ALERTAR PARA OS PERIGOS?
> =C9 MELHOR S=D3 DIZER QUE ISTO =C9 MUITO BOM E QUE TODOS TEMOS ACESSO AO =
C=D3DIGO E
> ETC, ETC, ETC... MAS QUANDO D=C1 "BOTA" VIREM COM RESPOSTAS DESTAS?
>=20
Quando =E9 que tu percebes que isto n=E3o tem a ver s=F3 com Software Livre=
,
mas com direitos de autor? Isso tamb=E9m pode acontecer com o software
propriet=E1rio (veja-se a nova obriga=E7=E3o de passares a um sistema de
aluguer no windows).

A minha recomenda=E7=E3o =E9 sempre a mesma: se recebem Software Livre ou
fazem o download da net fiquem tamb=E9m com uma c=F3pia do c=F3digo-fonte. =
=C9 a
=DANICA forma de garantir a continua=E7=E3o do software como Software Livre=
.

O mundo n=E3o =E9 perfeito e falta de =E9tica n=E3o =E9 ilegal. Se esperas =
que eu
comece a passar a palavra que o Software Livre =E9 mau porque h=E1 umas
bestas que abusam da credulidade dos outros para os seus pr=F3prios fins,
esquece. Isso =E9 o software propriet=E1rio todo. E eu vou pelo mal menor.

Nestes casos eu ainda n=E3o percebi o que consideras "dar bota". N=E3o
perdeste o acesso ao Software Livre que usas. Se um dia achaste que um
determinado programa, por ser Software Livre, ia sempre ser Software
Livre, o erro e a assump=E7=E3o foi tua, n=E3o dos detentores dos direitos =
de
autor, a n=E3o ser que estes o tenham afirmado. Da pr=F3xima vez recomendo
que fa=E7as o download e guardes os programas numa directoria como o nome
a-investigar.

--=20
						Jo=E3o Miguel Neves

--=-VSFD1Y8LWoqLX/fK3lZn