Eu gosto mais desta... Re: [ANSOL-geral][ADVOCACY] Judge blocks route to GPL legal test case

André Esteves aife arroba netvisao.pt
Tue Apr 23 01:50:02 2002

Em Terça, 23 de Abril de 2002 00:54, Lopo de Almeida escreveu:
> Viva André,
>
> "Isto demonstra que se queremos crescer como a microsoft :), temos que ter
> acesso ao código fonte....
>
> Como eles não dão o código fonte, nunca ninguém na eco-lixeira da Microsoft
> vai crescer mais do que eles..."
>
> O meu email era sobre uma noticia preocupante.
> Se a FSF não ganhar esta primeira causa acho dificil manter os combates
> futuros, não achas?

Concordo em absoluto...

Para o GPL ser forte nos USA (e nos tribunais de propriedade intelectual
através do Tratado de Genebra), precisa de criar precedentes nos tribunais
americanos (dada a natureza e funcionamento do sistema legal anglo-saxónico).

Em portugal (que aparentemente têm o sistema de direitos de autor da europa
mais americanizado) não existe sequer a cláusula de "fair use", pois esta foi
criada por precedente nos USA...

Pelo que um contracto como o GPL pode ser até contrário ás leis vigentes...

Precisamos de um advogado e que simpatize com a nossa causa.

Um abraço,

André Esteves