[ANSOL-geral]Where is the source? (part II)

Antonio Jose Coutinho ajc arroba eurotux.com
Tue Apr 16 11:02:01 2002

On Monday 15 April 2002 18:37, Lopo de Almeida wrote:
> Parece que nem de propósito :-)
>
> Commentary: Open letter to Michael Robertson from Bruce Perens
> http://newsforge.com/article.pl?sid=02/04/13/1331214
>
>     Dear Michael Robertson, I don't think we've met, but you and I are
>     partners. I'm one of the authors of the "Lindows" system."

Esta intervenção do Burce Perens está excelente, e mostra como é possível
defender a GPL com diversos tipos de argumentos, conforme a audiencia  a que
se destina.

Uma defesa possível é a de falar em liberdades e bater no software
proprietário, etc... Essa estratégia pode convencer certo tipo de pessoas,
mas não as que realmente importam para os tipos da Lindows: as empresas que
lhes podem comprar os produtos. Para essas muito facilmente esta defesa
pareceria um ataque de anarquistas contra o próprio conceito de empresa
lucrativa, e seria ignorado. Muito pouca gente tem a bagagem para perceber as
questões filosóficas, por isso a muita gente reagiria com algo do tipo: "lá
estão estes gajos a crtiicar quem ousa fazer alguma coisa que  se veja!"

A defesa do Perens é muito melhor para ser entendida por empresas.
O que e diz é: estás a usar código meu, protegido por uma licença chamada
GPL. Podes usa-lo desde que a cumpras. Não estás a cumprir, por isso estás a
violar o contrato que tens comigo e com muito outros. Qualquer economista ou
advogado percebe logo quem tem razão no caso.

A escolha de argumentos é importante e dela vai depender a eficácia que a
ANSOL pode ou não vir a ter na defesa do sofware livre.

Cumprimentos,

ajc