[ANSOL-geral]ps vs. PDF

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Thu Apr 11 10:18:01 2002

* Mário Gamito <gamito arroba startux.org> [2002-04-12 10:46 +0000]:

> <disclaimer>
> Sou um contestatário incorrígivel, mas construtivo.
> </disclaimer>
>
> O que disseste não impedirá (ou não inibirá pelo menos) pessoas que se começam
> a interessar pelo software livre, mas ainda sem conhecimentos técnicos
> suficientes de se juntarem à ANSOL ?

Pois, não é necessário exagerar nas provas iniciáticas :-) Conheço
professores universitários que ficariam atrapalhados para imprimir
PostScript autonomamente, mas que não são necessariamente hostis a
software livre...  Por outro lado, também há quem fique atrapalhado com PDF.
Atrapalhamento mínimo é a página de HTML, quando pode ser feita.

Por outro lado, o TeX pode gerar PDF lindo.  Só tenho pena de ainda
não ter conseguido ajudar a transformar alguns documentos da ANSOL.
Logo que tenha um bocadinho (livre não digo, mas de
incapacidade-de-fazer-o-que-era-suposto-estar-a-fazer-job-wise), gostava de
atacar alguns documentos.

No Linux (pelo menos por aqui) a situação não está tão brilhante para
PDF no écran como seria simpático.  gv e xpdf ainda têm umas arestas
aguçadas para arrendondar, o Acrobat a 16 bits por pixel gosta de
adquirir frequentemente tons rosados no fundo "branco" da página (e
lixar o aspecto das letras), a não ser, por vezes, que se desligue
smoothing, o que também lixa o aspecto das letras... :[ )

Back to job-wise-stuff...