[ANSOL-geral]Contas da associação

Rui Leite rleite arroba nocturno.org
Tue Apr 9 00:16:02 2002

--=-yx0LLEkP/JvjixwVX/iZ

On Mon, 2002-04-08 at 20:47, Ruben Leote Mendes wrote:
> On Mon, Apr 08, 2002 at 11:02:06AM +0100, Rui Leite wrote:

(...)

>=20
> J=E1 agora, e quanto aos recibos. Acho que n=E3o =E9 necess=E1rio estar a=
 mandar
> faz=EA-los numa gr=E1fica. Podem ser gerados por computador, mas se n=E3o=
 me
> engano t=EAm de ter l=E1 escrito algo como "Processado por computador".

N=E3o est=E1s enganado n=E3o senhor. Para al=E9m disso s=F3 precisa do cari=
mbo
da ANSOL para ser v=E1lido. O software que o gera =E9 que n=E3o sei se
tem que obedecer a certas restri=E7=F5es.=20

Para as empresas penso que =E9 obrigat=F3rio ter um programa de factura=E7=
=E3o.
A =FAnica caracter=EDstica de verifica=E7=E3o obrigat=F3ria deve ser o prog=
rama
n=E3o possibilitar altera=E7=E3o de recibos/facturas.

Mas facilmente se programa uma coisa que tire recibos/facturas se f=F4r
mesmo necess=E1rio.

>=20
> Isso =E9 importante. Quais s=E3o as desvantagens de tal ser p=FAblico?

H=E1 desvantagens a apontar mas importa analisar vantagens reais. Vamos
por partes:

Sobre as vantagens:

No fim do ano os lan=E7amentos que s=E3o feitos no dia-a-dia nas
v=E1rias contas do raz=E3o s=E3o transportados para outras contas
e mediante v=E1rias opera=E7=F5es v=E3o-se contruir os mapas do
relat=F3rio de contas. Fica l=E1 tudo resumido.

Como se v=EA a utilidade e relev=E2ncia da informa=E7=E3o interm=E9dia =E9 =
residual
(mesmo muito residual) e pode tornar-se um grande volume de informa=E7=E3o
caso a associa=E7=E3o tenha uma actividade econ=F3mica moderada.

Em suma, era ter trabalho para nada. Imaginem o que era a Sonae ou=20
outro grande grupo econ=F3mico publicar a contabilidade interna. Seria
ter, talvez, um amontoado de folhas novo todos os dias que ningu=E9m ia
ler.

Sobre as desvantagens=20

Com o detalhe da informa=E7=E3o que se d=E1 pode-se dar o caso de ter que
andar a explicar coisas que nem careciam de explica=E7=E3o.

Imaginem o seguinte. Faz-se um registo X e depois chega-se =E0 conclus=E3o
que se fez mal (coisa bem comum na contabilidade). Em seguida faz-se um
lan=E7amento de rectifica=E7=E3o.

No meio disto tudo aparece algu=E9m que, s=F3 porque caridosamente at=E9
abrimos a contabilidade interna, pergunta "Que =E9 este lan=E7amento aqui?"
"Porque =E9 que se faz o lan=E7amento assim e n=E3o assado?" (...)

Est=E3o a ver o esquema n=E3o? =C9 arranjar trabalho =E0 direc=E7=E3o para =
nada.

H=E1 pormenores menos importantes como o Rui Miguel apontou como algu=E9m
discordar do valor de uma compra, ou da margem com que se vendeu aquilo
ou de um desconto que se concede a um tipo que compra 1000 bon=E9s...

Bottom line: eu acho uma perfeita patetice que, potencialmente, poder=E1
gerar uma quantidade enorme de trabalho! N=E3o =E9 coisa obrigat=F3ria e=20
ningu=E9m faz. E quem j=E1 trabalha com isso h=E1 mais tempo deve ter algum=
raz=E3o para n=E3o o fazer ;-)

Cumprimentos,
Rui Leite

--=20