[ANSOL-geral]slp - software livre português

Paulo Trezentos prrt arroba iscte.pt
Sun, 07 Apr 2002 00:27:11 +0100

Viva!

Estou a ser mal citado. :-))
O que eu disse foi qualquer coisa como: "[... quanto à licença de
software incluído na distribuição] não perseguimos uma filosofia tão
fundamentalista como a Debian, porque existe software não livre
importante para o utilizador recém-chegado ao Linux."
Sei que esta posição é discutivel e recordo-me de anteriores discussões
sobre o tema. Principalmente de posições como a do Jaime...
Mas são formas diferentes de perseguir um objectivo comum: no futuro,
ter todo o software necessário ao utilizador com uma licença livre.

E não vamos empolar a questão. Estamos a falar apenas do StarOffice, que
pelas suas características pareceu-nos a única alernativa credível ao
MsOffice.
A Caixa Mágica é uma distribuição de software livre...

> Por algum mail que recebi não devo ter sido muito esclarecedor. A
> entrada da Caixa Mágica na lista tem 2 problemas:
>
> - (menos importante) A licença devia dizer algo como "várias" e nã=
o GPL.
> - (mais importante) A Caixa Mágica inclui software proprietário que=
 não
> é identificado como tal, nem é feita a distinção entre Software=
 Livre e
> proprietário. Certos pacotes da Caixa Mágica não podem mesmo ser
> copiados legalmente fora da distribuição.
Errado.
Qualquer pacote que acompanhe a Caixa Mágica tem o seu licenciamento
indicado em: no próprio programa (se aplicável... como no "About") e/ou
na descrição do RPM.

A inclusão ou não da Caixa Mágica na lista parece-me uma discussão algo
frívola.
Estamos provavelmente a falar do projecto de desenvolvimento de software
livre, totalmente português, actualmente com maior dimensão.
Todo o software e documentação desenvolvido no seu contexto é GLP.
E não apenas um instalador, como dizia o Neves, mas de: um instalador
Newt, um instalador Gtk+, um configurador Newt, scripts de configuração
X em Perl, shell scripts de configuração da ligação à Internet, motor de
configuração,  lib de XML, aplicação de actualizacao remota de pacotes,
manuais, white papers,... tudo num CVS público e actualizado na  hora.

Hum... se choca muito o Neves, que se meta:
  Software desenvolvido pela Caixa Mágica: GLP
  Sofwtare incluído na Caixa Mágica: Vários

Resto de bom fim-de-semana.