[ANSOL-geral] Re: [ANSOL-geral] Usar software proprietário (era: Cl ientes de correio electrónico)

Rui Leite rleite arroba nocturno.org
Fri, 9 Nov 2001 19:02:39 +0000

--zYM0uCDKw75PZbzx

On Thu, Nov 08, 2001 at 01:35:29PM +0000, Jo=E3o Miguel Neves wrote:
> Segundo a FSF existe apenas uma situa=E7=E3o em que =E9 aceit=E1vel usar
> software propriet=E1rio - quando se est=E1 a investigar para criar ou
> melhorar software livre. (Portanto, malta toca a mostrar a lista de
> features que est=E3o a recolher e analisar :)). A melhor descri=E7=E3o qu=
e j=E1
> encontrei at=E9 agora sobre este assunto =E9 de Benjamin Franklin:
>=20

(...)

> Embora pense que a ANSOL deve defender a posi=E7=E3o da FSF, temos de
> arranjar uma forma de estender a m=E3o a todos os que uma op=E7=E3o de tu=
do ou
> nada possa assustar (especialmente num pa=EDs como Portugal onde at=E9 os
> mormons fazem concess=F5es =E0s suas regras).
> -- =20
> 						Joao Miguel Neves
>=20

Ora aqui est=E3o duas passagens interessantes. N=E3o sei qual foi a ideia d=
o Jo=E3o ao
colocar aquele :-) no fim de referir a "an=E1lise de features" para justifi=
car mas se=20
fosse eu a escrever aquilo... era um smiley ir=F3nico.

O facto de de uma pessoa defender o software livre (SL) n=E3o significa que=
 tenha de=20
usar for=E7osamente o mesmo em todas as situa=E7=F5es. Em primeiro lugar h=
=E1 casos para os
quais n=E3o existe alternativa para o software propriet=E1rio. Mas isso ir=
=E1 mudar com o
tempo e deixar=E1 de ser desculpa. Mas esse n=E3o =E9 o ponto central...=20

Eu colei aquela pequenina passagem final porque falava dos mormons. =C9 que=
 =E9 bom n=E3o
esquecer que o pior que pode acontecer ao movimento de defesa do SL =E9 tor=
nar-se numa
coisa dogm=E1tica como as religi=F5es.=20

As pessoas devem ser livres para fazerem o que bem entenderem e usarem o qu=
e bem
entenderem. Se aparecer algu=E9m que quer defender o SL mas quer continuar =
a escrever
textos no Word, mails no Outlook e fazer c=E1lculos no Excel? Vamos dizer-l=
he que n=E3o
queremos a sua ajuda s=F3 porque usa software propriet=E1rio? O facto de us=
ar esse tipo
de software faz dele uma ajuda menos valiosa? Acho que n=E3o... Por mim pre=
firo mil
vezes algu=E9m que usa software propriet=E1rio e que realmente ajuda do que=
 algu=E9m que
at=E9 usa SL e n=E3o faz nada.

Mas isto =E9 s=F3 a minha opini=E3o...=20

Cumprimentos a todos,
Rui Leite

--
Rui M. Leite