[ANSOL-geral] Usar software proprietário (era: Clientes de correio electrónico)

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
08 Nov 2001 13:35:29 +0000

On Thu, 2001-11-08 at 12:43, Ruben Leote Mendes wrote:

> Sim, é verdade, mas por vezes as pessoas não têm outra alternativa.=
 Eu mesmo,
> sou por vezes forçado a utilizar computadores que não me pertencem e =
não
> posso obrigar os donos a instalar os programas que eu quero. O que posso,

Fazendo um resumo das posições...

Segundo a FSF existe apenas uma situação em que é aceitável usar
software proprietário - quando se está a investigar para criar ou
melhorar software livre. (Portanto, malta toca a mostrar a lista de
features que estão a recolher e analisar :)). A melhor descrição que já
encontrei até agora sobre este assunto é de Benjamin Franklin:

"Those who would give up essential liberty to purchase a little
temporary safety deserve neither liberty or safety. Nor, are they likely
to end up with either."

O Ruben defende que há situações onde é aceitável usar software
proprietário, especialmente se é necessário utilizar outros computadores
de pessoas menos esclarecidas. Claro que os donos terão sempre o direito
ao esclarecimento... :). A ideia aqui é fazer um compromisso temporário
para fazer algo mais importante a favor do software livre (o
esclarecimento ou outra tarefa). Tem outra vantagem que é construir uma
base de confiança com o dono do computador ("este gajo até sabe usar o
windows, portanto não está só a defender o outro sistema por
ignorância").

A minha posição ainda não tomada a 100%. Tenho tentado seguir a opção da
FSF (que o Miguel veio prontamente defender) desde o Porto Cidade
Tecnológica - não tenho nenhum software não livre no computador. Ainda
não tive coragem para abandonar o formato mp3 (o problema das patentes)
e fiquei um pouco chateado ao saber que não posso usar o openoffice (usa
uma biblioteca não livre para todas as imagens 2D/3D - se alguém quiser
tentar substituir, é uma biblioteca de clipping de polígonos).
Entretanto vou sobrevivendo sem grandes problemas.

Embora pense que a ANSOL deve defender a posição da FSF, temos de
arranjar uma forma de estender a mão a todos os que uma opção de tudo ou
nada possa assustar (especialmente num país como Portugal onde até os
mormons fazem concessões às suas regras).
--
						Joao Miguel Neves