[ANSOL-geral] Re: [AN SOL-geral] Estatutos e definição de software livre

Antonio Jose Coutinho ajc arroba eurotux.com
Thu, 1 Nov 2001 23:51:00 +0000 (GMT)

On Thu, 1 Nov 2001, Ruben Leote Mendes wrote:

> Pelo que me lembro dessa história a PTNet não distribui o binário do ircd
> "ao público", mas apenas para uso interno da própria rede o que é permitido
> pelo GPL. Do GPL FAQ:

Também pelo que me lembro, o problema e' que nao e' assim tao interno,
poruqe a PTNet nao e uma organizacao formal e o "nodos" da rede de IRC
nao lhe pertencem. Tipicamente sao computadores de ISPs ou universidades
ligados à rede.

O problema é que se os donos desses computadores pediam a source
esta era-lhes negada.

Se isto fosse tolerado, havia um buraco enorme na GPL.

Um cenário:
  - pego num progama X, GPL, modifico-o e crio o progama Y.
  - crio o "clube de utilizadores do programa Y"
  - só distribuo os binários aos membros do clube
  - não é problema porque é uso interno

Até a microsoft podia viver bem com um cenário destes.

ajc