[Ansol-devel] URGENTE: OOXML em Portugal

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Quarta-Feira, 27 de Junho de 2007 - 11:33:14 WEST

O estado do OOXML em Portugal:
======
Vou citar http://mv.asterisco.pt/cat.cgi?MS%20OOXML :

  Para que conste.

  Estive hoje presente na 1a reuniao da Comissao
 Tecnica (CT) criada para avaliar os standards ISO na
 área de documentos estruturados (em Portugal).

  A CT não existia aquando da submissao do ISO 26300
 (OpenDocument) nem quando houve a submissao do OOXML
 (ECMA 376, potencial ISO 29500) para fast track, razao
 porque Portugal não submeteu qualquer opinião nem tinha
 qualquer direito de voto. Esperemos que agora, com as
 pressoes feitas e a CT criada, haja direito a voto.

  A CT foi criada pelo Instituto de Informatica, em
 quem está delegada a responsabilidade pelas normas do
 sector informático; a delegação é dada pelo Instituto
 Portugues da Qualidade (IPQ), ponto de contacto ISO
 em Portugal. A sua criação deveu-se fundamentalmente
 à pressão e disponibilidade de algumas pessoas aquando
 da submissao fast track do OOXML e à necessidade de
 avaliar agora o OOXML como standard ISO e como standard
 nacional português.

  Na reunião estavam presentes:

  - 2 pessoas do II (Instituto de Informatica)
  - 1 pessoa do poder autarquico (Alentejo)
  - 1 pessoa da Jurinfor
  - 2 pessoas da Microsoft
  - 1 pessoa da Primavera
  - 1 pessoa do ISCTE
  - 2 pessoas da Assoft
  - 1 pessoa do Inst. Informatica da Seg Social
  - 1 pessoa do Inst. Tecn. Informacao da Justiça (eu)

  A reuniao tratou basicamente dos detalhes burocraticos
 de criação da CT, não se tendo entrado em discussão em
 detalhe do OOXML; essa discussão será tida na proxima
 reuniao, dia 16 de Julho pelas 14.30 no II.

  A CT ficou assim composta por 8 elementos vogais, um
 representante por cada uma das organizações presentes. O
 II, organizando e alojando a iniciativa, não nomeou
 representante.
  Os 8 vogais passaram de seguida à eleição do presidente
 da CT. Houve 1 candidato ao lugar (o Miguel Sales Dias,
 da Microsoft), tendo eu apresentado não a minha candidatura
 mas a disponibilidade caso os restantes membros da CT
 achassem necessario. Informei não achar adequado ser
 candidato uma vez que à partida, como membro da OpenDocument
 Alliance, tinha um conflito de interesse.

  Da votação resultaram 7 votos a favor do Miguel Sales
 Dias, da Microsoft, que ficou a presidir à CT, e um (1)
 voto em branco.

  Decidiu-se adoptar o consenso como forma de adopção
 de qualquer norma submetida, passando-se a votação por
 maioria caso não haja consenso na CT e oposição forte
 à submissao de uma qualquer norma.

  A CT pode receber mais elementos (1 por organizacao),
 tendo os mesmos de ser propostos pelos actuais vogais
 e aceites pela restante CT.

  Se houver por ai gente com credibilidade e vontade de
 pertencer à CT, tenho todo o gosto em vos propor (emails
 para mvalente  itij.mj.pt), a ver se não me sinto tão
 sozinho ;-]
  Caso contrario depois não venham fazer posts em blogs
 a dizer que "ah e tal como é que se admite, Portugal é
 atrasado e assinou um protocolo e está tudo mal"... Os
 "outros" pelo menos estão presentes na CT e nas reuniões;
 fazer posts em blogs e conversar à hora da bica é fácil...
======

O que é preciso fazer? Simples, ter o número máximo de pessoas como elementos
da CT. Puxem dos vossos contactos, mexam-se. A Comissão actual tem uma
descarada falta de isenção, mas isso pode ser mudado. Falta pouco para 16 de
Julho.

*Acima de tudo, a ANSOL /deve/ fazer-se representar nesta Comissão! *

Estão à espera de quê? Vá, mexam-se! Isto já devia ter sido feito... Temos
pouco tempo, mas ainda há tempo.

--
Marcos Marado
Sonaecom IT