Fwd: [ANSOL-geral] Vídeos da RTP em flash

Nuno J. Silva nunojsilva ist.utl.pt

paula simoes <paulasimoes  gmail.com> writes:

> Neste caso, penso que se está a falar de conteúdos de terceiros. Filmes e
> séries, por exemplo, que não são da RTP, mas que esta comprou o direito de
> transmitir.
> Na verdade, não há direito jornalístico, o que existe é o direito de
> informar e criticar. Qualquer pessoa, jornalista ou não, pode publicar uma
> imagem com direitos de autor se estiver a fazer uma crítica a essa imagem,
> por exemplo.
> O que se pode perguntar é porque carga de água a RTP só pode transmitir para
> o televisor, e não para a web.

Os telejornais da RTP1 e da RTP2 (ou pelo menos alguns deles), que é
onde penso que se encaixa mais esse "direito de uso", fazem parte dos
tais programas que eles disponibilizam em "videocast", o que geralmente
é um "privilégio" reservado aos tais programas de que eles detém a
totalidade dos direitos.

> Sei que se pode ver a RTP no telemóvel, mas não sei se são os conteúdos
> todos, nesse caso acrescentaria o telemóvel ao televisor.
> E há que desmistificar esta ideia que é mais fácil copiar da web do que do
> televisor. Quem quiser mesmo copiar, copia de onde quiser.
> Esta história do DRM só tem servido para educar as pessoas para a chamada
> pirataria.

Eu diria que o DRM só tem servido para *deseducar* as pessoas, porque a
ideia que andam a tentar impingir é a de que partilhar é mau.

(E também não vejo grande futuro em negócios que recompensam os pagantes
de, por exemplo, DVD-Video's, com mensagens que não podem ser saltadas
sobre "a cópia ilegal ser crime". (É o tipo de negócio que só sobrevive
com monopólio ou falta de concorrência.))

--
Nuno J. Silva
gopher://sdf-eu.org/1/users/njsg