[ANSOL-geral] E-mail e OpenOffice WAS: E-mail e Unicode

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Terça-Feira, 9 de Outubro de 2007 - 10:49:34 WEST

On Monday 08 October 2007 22:17, Bruno Rodrigues wrote:
> - qualquer standard têm de ser baseado no principio "Be strict in
> what you send, but generous in what you receive.", o tal que gerou
> esta discussão. Quem vai gerar conteudo é humano e irão sempre haver
> erros, portanto é da responsabilidade do browser/"consumer" entender
> o que recebe e corrigir o que fizer sentido.

...logo que isso não quebre o standard.

> - assumindo que irás receber sempre lixo, o HTML5 predispos-se a
> documentar o "lixo" mais comum num standard, de forma que toda a
> gente seja coerente na "generosidade".

Bullshit.

> Voltando à questão inicial, se um "consumer" receber algo que não
> está 100% correcto e for "fazível" detectar o erro e corrigir, para
> mim é um BUG quando a app não o corrige. No caso especifico do kmail,
> quando nem sequer há uma definição do charset, e quando é fácil
> entender que o conteúdo é utf-8 e não iso-8859-1, para mim é um BUG
> que devia ser corrigido. Se procurar bem no bugtracker do kde deve
> ainda haver por lá um bug meu.

Seria um bug se fosse exequível detectar o erro e corrigir. Mas não é. Podes
detectar que o conteúdo está em utf-8, mas não consegues detectar que o
conteúdo era para ser visto em utf-8. O mail diz "lê em iso-8859-1". Se
mudares o comportamento por omissão, vais corrigir o problema do mail.pt, e
levantar o problema a todos aqueles que usam a parte do standard que diz "se
queres iso-8859-1 então não precisas de explicitar o charset".

"Be generous in what you recieve", sim, mas não se com isso não vês BEM um
mail que recebas que cumpre o standard.

Se deres o link do tal bug-report, podemos continuar a discussão ali.

--
Marcos Marado
Sonaecom IT