[ANSOL-geral] =09=09Hor=E1rio_do_debate_e_grava=E7=E3o_-_Software___Livre_no Parlamento

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Quinta-Feira, 4 de Outubro de 2007 - 21:35:05 WEST

On Oct 4, 2007, at 22:06 , paulasimoes wrote:

> Um deputado disse que a proposta foi entregue em doc. Esqueceu-se
> foi de dizer
> que se não fosse assim o software que ele utiliza não daria para
> a ler...

O deputado disse que a proposta do PCP foi entregue em doc. Foi
entregue nesse formato porque DOC é mandatorio no parlamento. Não é
"legal" entregar noutro formato.

Completamente independente é o formato que é usado para o exterior.
Segundo o deputado do PS, "qualquer utilizador blabla". Qual é então
o formato utilizado cá fora? PDF? ODF?

> [...]
> proprietário, na
> administração pública, quando têm uma alternativa livre e
> gratuita.
> Porque há-de um deputado, ou qualquer funcionário público, poder
> escolher um
> OS de valor elevado, quando pode fazer o mesmo (se não melhor) em
> OS livres?
> Aliás, as contas públicas são isso mesmo. Qual a viabilidade de
> se conseguir o
> valor que a administração pública gasta em software
> proprietário, fazer a
> comparação com o software livre e enviar para os media?

O valor do OS e do Office é irrelevante. Não é por o windows+office
custarem 'x' e o linux+openoffice custar 0 que vão (vamos?) conseguir
alguma coisa. As pessoas normais estão-se a cagar para isso. Têm
(temos) é de pegar pelo lock-in aos formatos proprietários (OOXML vs
ODF) e ao lock-in aos vendors (once with MS, always with MS) e à
liberdade de escolha - eu não te obrigo a usar linux, mas tu não me
obrigas a usar windows.

É pegar no exemplo que cada vez que uma pessoa do parlamento produz
um documento word, toda a gente do parlamento (e fora, se for o caso)
terá de se vender à microsoft, ao office e ao windows. Se obrigarem a
usar formatos standard, ninguem é obrigado a vender-se a ninguem -
uns usam openoffice, outros usam outra coisa qualquer.

> Cumps,
> Paula Simões
>
> --
> http://blog.felisberto.net
> http://paulasimoes.org
> Debian user in VMWare: A little more than a year ago I made a
> mistake and
> bought a Macbook Pro. Do not make the same mistake

Tens bom remédio, mete o Macbook Pro à venda e compra um PC. E já
agora, podias era usar um cliente de mail decente que soubesse lidar
com os formatos de mail e percebesse o que é unicode.