[ANSOL-geral] =?utf-8?q?=09=09Hor=E1rio_do_debate_e_grava=E7=E3o_-_Software___Livre_no?= =?utf-8?q?_Parlamento?=

paulasimoes ppsimoes gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Outubro de 2007 - 21:06:29 WEST

On Thursday, 4 de October de 2007 19:13, Diogo Santos wrote:
> Pessoalmente sinto-me insultado pelo que se passou no debate.
>

> O PS afirmou que qualquer utilizador de Software Livre pode aceder a
> documentos em formato word, sem qualquer problema.

Um deputado disse que a proposta foi entregue em doc. Esqueceu-se foi de di=
zer=20
que se n=C3=A3o fosse assim o software que ele utiliza n=C3=A3o daria para =
a ler...

> Algu=E9m afirmou (indirectamente) que o Software Livre favorece algumas
> empresas em detrimento de outras.
>
> CDS, PSD e PS afirmaram que a resolu=E7=E3o:
>  * obrigava os deputados a utilizar Software Livre, sendo que a resolu=E7=
=E3o
> n=E3o diz em lado nenhum tal coisa, apenas diz que deve ser instalado
> Software Livre, n=E3o fala de remo=E7=E3o de qualquer software propriet=
=E1rio,
> nem na proibi=E7=E3o da sua instala=E7=E3o.

Sim, n=C3=A3o se dizia. Mas vontade de dizer aos deputados "so what?" =C3=
=A9 muita.
=C3=89 inconceb=C3=ADvel que se gastem milhares de euros em software propri=
et=C3=A1rio, na=20
administra=C3=A7=C3=A3o p=C3=BAblica, quando t=C3=AAm uma alternativa livre=
 e gratuita.
Porque h=C3=A1-de um deputado, ou qualquer funcion=C3=A1rio p=C3=BAblico, p=
oder escolher um=20
OS de valor elevado, quando pode fazer o mesmo (se n=C3=A3o melhor) em OS l=
ivres?
Ali=C3=A1s, as contas p=C3=BAblicas s=C3=A3o isso mesmo. Qual a viabilidade=
 de se conseguir o=20
valor que a administra=C3=A7=C3=A3o p=C3=BAblica gasta em software propriet=
=C3=A1rio, fazer a=20
compara=C3=A7=C3=A3o com o software livre e enviar para os media?

Cumps,
Paula Sim=C3=B5es

=2D-
http://blog.felisberto.net
http://paulasimoes.org
Debian user in VMWare: A little more than a year ago I made a mistake and=20
bought a Macbook Pro. Do not make the same mistake!

>  * a resolu=E7=E3o obrigava a AR migrar para a utiliza=E7=E3o em exclusiv=
o de
> software propriet=E1rio no Futuro, quando apenas fala da cria=E7=E3o de um
> plano de migra=E7=E3o que teria de ser avaliado, n=E3o obriga =E0 sua
> aplica=E7=E3o, sendo que tamb=E9m fala na utiliza=E7=E3o ao m=E1ximo de S=
oftware
> Livre e n=E3o na utiliza=E7=E3o exclusiva de Software Livre.
> Propunha tamb=E9m obrigar a AR a discutir a possibilidade de usar apenas =
SL.