[ANSOL-geral] Re: [Ansol-socios] Software Livre no Parlamento

Gonçalo Valverde goncalo.valverde gmail.com
Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007 - 16:09:20 WEST

Antes de mais devo dizer que nãos ou associado da ANSOL portanto a
minha opinião é a de alguém de fora da associação e cuja divulgação e
promoção do software livre tem sido feita numa vertente mais politica.

On 10/3/07, Diogo Santos <Diogomcs  mail.pt> wrote:

> Já agora faço notar que a ANSOL, apoiou, porque eram medidas destinadas a
> promover o Software Livre. Infelizmente só tivemos a oportunidade de apoiar as
> iniciativas desses partidos, porque foram os únicos partidos a tomarem
> iniciativas. Felizmente não podemos obrigar os partidos a tomar iniciativas
> (ainda acredito na liberdade de discordarem comigo), mas até já lhes sugerimos
> que o fizessem e se tivessem feito certamente teriam tido o nosso apoio.

Sobre este assunto até posso acrescentar que a ANSOL não esteve
envolvida na elaboração dos vários projectos de resolução do PCP.
Presumo que no caso do BE tal também seja verdade. A ANSOL esteve
representada em debates promovidos pelo PCP porque foi convidada para
tal, como também esteve em debates promovidos pelo BE porque terá
(presumo eu) sido também convidada para tal. Penso que se outros
partidos convidassem a ANSOL estaria presente, mas sobre isso os
mebros da direcção da ANSOL se poderão pronunciar.

Pessoalmente não me parece que exista uma colagem da ANSOL a nenhum
partido político e não me parece correcta essa acusação tão somente
porque os outros partidos políticos não apresentaram projectos de
resolução nesse sentido. Se tal é porque o software livre não encaixa
na sua visão politica do mundo ou por qualquer outra razão
(desconhecimento?) não o sei dizer.. apenas posso constatar é que
apenas o PCP e o BE apresentaram projectos de resolução ou propostas
de lei neste sentido.

Claro que posso dizer que o software livre se encaixa na minha visão
politica (razão pelo qual o defendo) mas provavelmente alguém de outro
sector político poderá dizer o mesmo (embora para mim esteja errado,
mas isso é outra questão :) ).

Agora também me parece ingenuidade tentar ter a ideia que uma
associação como a ANSOL deva ser apolitica. Porque a ANSOL já defende
uma política que é a promoção do software livre, e isso é acima de
tudo uma questão política e não uma questão técnica. E faz todo o
sentido que na decisão do modelo de software a utilizar se tenha em
conta questões políticas e não meramente técnicas até porque a questão
da liberdade não é um assunto técnico, e a mesma está na base do
conceito de software livre. Pode-se é defender que a ANSOL seja
apartidária, mas isso não significa que deva (ou possa sequer) ser
apolítica.