[ANSOL-geral] Re: [Ansol-socios] Software Livre no Parlamento

Manuel Silva msilva portolinux.net
Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007 - 14:37:08 WEST

Olá!

On 10/3/07, Marcos Marado <Marcos.Marado  sonae.com> wrote:
> Discordo: nem uma pessoa que esteja nas listas da ANSOL é necessariamente
> activista, nem a ANSOL se mostra (pelo menos a mim) como uma associação com
> orientação política ou partidária. Queres dar exemplos?

Fico contente por ver que, afinal, estava enganado e tinha uma
percepção errada das coisas. Não sou associado da ANSOL, ponderei
sê-lo no passado, mas optei por uma via mais informal (ou mais "à
margem") de fazer coisas com outras pessoas: foi assim com o
GULDEI-ISEP e tem sido assim com o Porto Linux. Divirto-me muito mais
em encontros técnicos e sociais do que a ler e a escrever mails
inflamados, como o João diz e bem, que não divergem no objectivo mas
tão somente na estratégia.

E é precisamente a estratégia que a ANSOL tem tomado que me levou a
pensar que havia uma colagem partidária (que é diferente de orientação
politico-partidária colectiva - eu sei que a ANSOL não é um braço de
nenhum partido - , eu sei que há aqui pessoas de todos os quadrantes
políticos e, de um modo geral, todos se fizeram representar nesta
discussão). Quando falo em colagem partidária refiro-me muito
concretamente ao facto de alguém (da ANSOL) me ter dito que a única
forma de serem ouvidos por alguns partidos era recorrendo a uma
correspondência agressiva e que já nem assim as coisas iam lá, que se
limitavam a responder, porque eram obrigados, a acusar a recepção da
correspondência. Quando vemos permanentemente medidas do PCP e do BE a
serem apoiadas pela ANSOL (e bastará ir ao histórico desta lista para
se verem umas quantas, aliás, acho que praticamente todas elas tiveram
discussões acesas como esta) e um membro da associação a dizer que com
os restantes partidos têm de ser agressivos porque nem conseguem ser
ouvidos, devem compreender que eu sinta que há uma colagem partidária.

Eu não estou aqui para agredir ninguém: eu estou aqui para contribuir
para que o país onde eu vivo possa ser mais próspero. Eu não estou
aqui para dizer "se não votar assim, o mundo vai desabar" ou o
contrário ("se votar assim, acabam-se todas as maleitas no Mundo; nem
constipações restam!"), estou aqui para dizer "eu acho que esta é uma
boa possibilidade... não acham?". Ainda esta manhã liguei para o grupo
parlamentar do CDS-PP, com receio porque é a força mais à direita
representada na nossa AR e foi incrível como demonstraram interesse em
saber qual era o projecto de resolução, o que é que continha o CD a
entregar, o que é que faziam as comunidades Porto Linux e Ubuntu-PT,
etc.. Houve até interesse (diria que mútuo) em falar com mais tempo e
mais calma sobre estas questões.

Cumprimentos,

Manuel