[ANSOL-geral] Re: [Ansol-socios] Software Livre no Parlamento

João Miguel Neves joao.neves ansol.org
Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007 - 12:36:57 WEST

Manuel Silva escreveu:
> Bom dia!
> Confesso que a partir do momento em que os CDs estejam entregues, não
> tenciono voltar a falar neste assunto.

Tenho pena. Gostava de ter esta discussão exactamente depois de isto
passar (porque agora não tenho tempo). Parece-me apenas um choque de
estratégias e não de posições (na minha experiência os políticos
preferem que se explicite a posição dos interlocutores).

Em relação à ligação político partidária, recuso-a veemente. Em 5 anos
na direcção da ANSOL não há partido político com representação
parlamentar com o qual não tenha trabalhado, quer a nível nacional, quer
europeu. No caso das patentes de software, os resultados no parlamento
europeu deveram-se ao apoio que nos foi dado pelo PP, PCP e metade dos
eurodeputados do PS e PSD. Na última iniciativa aprovada na AR sobre
software livre, proposta pelo PCP, foi apoiada pelo BE, PCP e PS (e, não
oficialmente, pelo PSD e PP que aceitaram abster-se para viabilizar a
aprovação - vale o que vale).

Na última Assembleia Geral propus e foi aprovada uma regra interna que
faz com que a ANSOL não possa nunca assumir uma posição partidária.

É verdade que a nível nacional houve iniciativas legislativas que a
ANSOL apoiou que foram do BE e PCP. Isso deve-se às propostas terem sido
feitas sobre software livre, não pelos partidos que foram. Muita gente
tentou e continua a tentar fazer essa confusão. Infelizmente, por razões
pouco inocentes. E sim, entre os sócios e os membros das listas, há
militantes dos vários partidos (com e sem acento parlamentar) e a cobrir
todo o espectro político. Também tens anarquistas e outros que acham que
se perde tempo a tentar falar com políticos.

Nos últimos meses foram realizadas várias iniciativas com o Ministério
da Educação e o Plano Tecnológico (vou enviar no fim-de-semana o resumo
do que se tem feito). Dificilmente se coaduna com a imagem que alguns
tentam fazer passar de nós.

Portanto, sim, esta é uma discussão que eu gostava de ter. Desisti de
descolar da imagem que outras pessoas me puseram a mim enquanto
representante da ANSOL, porque essas imagens eram incongruentes (pelo
menos eu penso que não posso ser de extrema-esquerda, esquerda, centro,
direita, extrema-direita, liberal, conservador, neo-liberal e
neo-conservador ao mesmo tempo - e sim, levei com todas estas
classificações nos 2 primeiros anos - digamos que fiquei vacinado em
relação a etiquetas).

Cumprimentos,
João Miguel Neves